Trabalho Voluntario
Ensaios: Trabalho Voluntario. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luka2503 • 12/11/2013 • 2.986 Palavras (12 Páginas) • 373 Visualizações
Trabalho voluntário
Para se entender o voluntariado temos que entender o trabalho voluntário temos que entender primeiro o que é trabalho em si. Portanto:
O trabalho é um conceito tão ligado à natureza e vida humanas que dificilmente paramos para refletir sobre ele. Sua valoração sofreu modificações ao longo da história - dê sua aparição no livro gênesis da Bíblia como condenação que acompanha a perda do paraíso; passando pela Grécia Antiga, onde o trabalho cabia aos escravos, ficando, os cidadãos, livres para a reflexão e a participação na vida política da cidade; atravessando a Idade Média, onde o trabalho cabia àqueles que não nasceram nobres nem seguiam a vida eclesiástica; até o início da Primeira Revolução Industrial, onde o trabalho aparecerá na forma como o conhecemos hoje, a venda da mão de obra para o capital - cada sociedade deu-lhe um valor ou um significado, mas nenhuma existiu sem ele.
No capitalismo, a sociedade, a grosso modo, divide-se entre aqueles que detêm o capital e aqueles que, por só possuírem sua força de trabalho, a vendem. Assim, a noção do trabalho 'verdadeiro' sempre esteve ligada à ideia de auferir ganho com esta atividade e o trabalho voluntário, quando surgiu, foi considerado como atividade para pessoas desocupadas. Todavia, esta noção está mudando.
A incapacidade do Estado de suprir as necessidades básicas de seus cidadãos, principalmente dos menos favorecidos, levou a iniciativa privada a assumir tarefas que antes eram consideradas exclusivas do Estado, o que se chamou de Terceiro Setor. A origem da expressão está ligada ao fato de que o Estado é considerado o primeiro setor e, por sua vez, o mercado, apenas voltado à geração de lucro, o segundo setor. Assim, organizações não governamentais e entidades filantrópicas substituem o Estado naquilo que ele é insuficiente para prover à população e, para tanto, estas entidades necessitam de pessoas dispostas a trabalhar, não por dinheiro, mas pela satisfação de ajudarem o próximo, por solidariedade. Esta modalidade de trabalho voluntário já era comum no que se denomina de serviço religioso cujo intuito de ajudar está ligado à caridade cristã.
O Terceiro Setor não prescinde da caridade cristã, todavia vai além, pois o trabalho voluntário busca, sempre, a satisfação de um ideal, que pode ser espiritual ou uma causa social ou ambiental. O trabalho voluntário é a solidariedade aplicada ao próximo, que não busca uma retribuição material.
Desde os tempos mais remotos era o grupo familiar que cuidava dos membros pequenos, enfermos, deficientes, velhos, viúvos e órfãos. O crescimento das primeiras vilas e cidades, e o movimento das pessoas para longe de suas famílias, exigiu novas formas de auxílio social. As primeiras civilizações egípcias, por exemplo, tinham um severo código moral com base na justiça social.
Tais leis encorajavam as pessoas ao trabalho voluntário, como, por exemplo, transportar uma pessoa pobre para o outro lado do rio, sem cobrar.
Voluntariado no Brasil
O voluntariado surgiu no Brasil no século XVI, quando organizações religiosas, na sua maioria católicas, introduziram esse tipo de atividade em instituições ligadas à saúde – as chamadas Santas Casas – seguindo o modelo trazido de Portugal.
A primeira Santa Casa de Misericórdia foi implantada em 1543. Durante muitos anos, o trabalho era essencialmente feminino. A partir da década de 30, o Estado passou a desenvolver políticas públicas voltadas à assistência social, atuando nas instituições filantrópicas.
Com a chegada da década de 90, o trabalho voluntário cresceu, tanto em consciência, quanto no número de voluntários, e ganhou força com a construção do Programa Voluntários, da Comunidade Solidária, no ano de 1996, constituindo, em 16 estados e no Distrito Federal, mais de 30 centros de voluntariado.
No dia 18 de fevereiro de 1998, o então presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei nº 9.608/98, estabelecendo os limites legais entre o voluntário e a relação de trabalho. Atualmente, segundo o Censo de 2005, o Brasil conta com mais de 19.7 milhões de voluntários, sendo 53% homens e 47% mulheres.*
*Fonte: Revista Integração
História do Voluntariado no Brasil e no Mundo
O ano de 2001 foi instituído pela ONU como o Ano Internacional do Voluntariado. De lá pra cá, em consequência desse e de outros apelos sobre o tema, muitas empresas e cidadãos lançaram-se no serviço voluntário, sem, no entanto um referencial teórico que permitisse uma avaliação e orientação a respeito das relações de trabalho em atividades como essa. O presente artigo pretende auxiliar na formação desse referencial, no sentido de apresentar um levantamento sobre a história do voluntariado no Brasil e no mundo. Mostra-se, por exemplo, a origem ligada à religiosidade dos indivíduos, ao civismo e outros aspectos mais voltados para o crescimento individual e para uma melhor vida em sociedade. O objetivo é entender o processo histórico e as transformações do voluntariado, contribuindo para o estabelecimento de diretrizes e orientações para empresas e cidadãos que se envolvam em projetos como esse. Ressalta-se, ainda, que no início desse século, o Estado e a iniciativa privada vêm demandando a expansão de organizações voluntárias, na busca por soluções aos problemas sociais gerados pelo capitalismo.
Esse fato é responsável por uma transformação na forma de atuar das organizações sem fins lucrativos, exigindo-se delas que passem a agir de acordo com uma lógica de mercado. Argumenta-se, no entanto, que o trabalho voluntário deve seguir uma lógica mais substantiva de atuação, preservando ações mais voltadas para o crescimento do indivíduo e contribuindo para uma melhor relação entre as pessoas na vida em comum.
Definição de voluntariado pela ONU
Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos...".
Desde 1985, a Organizações das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário.
O objetivo da ONU é fazer com que, ao redor do mundo, sejam promovidas ações
...