Tratamento De Informação Em Serviço Social
Casos: Tratamento De Informação Em Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Regisandra • 14/9/2014 • 1.482 Palavras (6 Páginas) • 288 Visualizações
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
CASSILÂNDIA - MS
IVETE JOSE DE SOUZA
PROJETO DE PESQUISA
PROJETO APRESENTADO NO CURSO DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP – INTERATIVA DE CAMPO GRANDE – MS, POLO DE CASSILÂNDIA CURSO DE SERVIÇO SOCIAL.
ORIENTADORA DO CURSO JOSEANE PARREIRA.
Sumário
Referencias Bibliográficas.................................................................................13
Introdução
O presente Projeto de Pesquisa tem como objetivo adquirir conhecimento específico sobre a pesquisa social seus métodos e técnicas, características fundamentais do processo de pesquisa.
O papel principal do Assistente Social na vertente de um Projeto de Pesquisa, levando em consideração o tempo a ser utilizado em cada etapa da pesquisa, pois, a pesquisa social é um processo que utiliza a metodologia científica, e que permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social.
Este presente estudo relaciona a teoria e a pratica dos Assistentes Sociais em relação ás Pesquisas Sociais, a formação deste profissional mediante o conhecimento necessário de uma Pesquisa – Ação.
Os Métodos Científicos são realidades no pressuposto histórico da realização da prática deste profissional de Serviço Social, a observação e a investigação são importantes para a vertente da Pesquisa Social.
A pesquisa na área do Serviço Social, ganhou destaque com debates e produções a
partir do Movimento de Reconceituação, através do processo de questionamento da atuação dos assistentes sociais frente às mudanças societárias, exigindo um novo perfil profissional.
O Serviço Social enquanto profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho, situando-se no processo de reprodução das relações sociais, aliado a capacidade de construir conhecimento e de estabelecer um olhar crítico da realidade, faz da pesquisa instrumento de fundamental importância para desvelamento das demandas sociais.
Dessa forma, parte-se do pressuposto que o conhecimento é fruto das experiências sociais do homem no seu cotidiano, resultado da busca em satisfazer suas necessidades naturais e históricas.
Portanto, destaca-se a importância da pesquisa no serviço social enquanto profissão interventiva atuante nas relações sociais, na busca de respaldo teórico, técnico e crítico da realidade, que possa levar a uma interferência transformadora.
Segundo Iamamoto (1997, p. 164), a formação profissional supõe um sólido suporte teórico-metodológico, necessário à reconstrução da prática e estabelecimento das estratégias de ação faz presumir ainda, a preparação no campo de investigação como eixo privilegiado para o aprimoramento da qualificação científica do assistente social e da produção teórica sobre questões pertinentes a seu campo de atuação e a uma realidade social mais ampla.
As transformações estruturais da sociedade, que nem sempre se apresentam de imediato, exigem doprofissional o compromisso de investigar e revelar o oculto, para que possa intervir de forma concreta e eficiente nas demandas presentes.
Neste sentido, entende-se que a ciência vive do desafio de descobrir a realidade, que sempre apresenta algo de novo.
Para o assistente social, o grande desafio está em produzir conhecimento que proporcione a superação da visão imediata dos fatos, do aparente, através do questionamento da realidade, desocultando as demandas sociais na sua complexidade.
Portanto, é sobre esta questão que se discorre neste trabalho, buscando identificar, também, o grau de importância que as universidades têm demonstrado em relação à pesquisa na formação acadêmica.
Para a elaboração da pesquisa, utilizei a metodologia da pesquisa bibliográfica de caráter exploratório-descritivo e analítico. Por ser uma pesquisa de cunho bibliográfico, adotei um levantamento qualitativo, advindos dos trabalhos, livros, jornais revistas e Internet.
O objetivo principal está em esclarecer a importância da pesquisa na atuação profissional.
Diante do projeto neoliberal existente na contemporaneidade, permeado por constantes mudanças, o Serviço Social enquanto profissão que intervém nas expressões da questão social, tem como desafio a realização da pesquisa, o que leva a um entendimento de que é este o instrumento mais eficiente para uma atuação profissional adequada.
Por isso, a importância do profissional ter uma clara compreensão das implicações do referencial teórico na sua prática, possibilitando maior controle e direção da profissão, utilizando a investigação científica como importante instrumento de obtenção de conhecimento.
Para Marilda V. Iamamoto e Raul de Carvalho (2003, p. 87), o assistente social é considerado um intelectual orgânico, não se constituindo num profissional autônomo e independente das classes fundamentais, tendo o compromisso de contribuir na luta pela direção social e cultural dessas classes na sociedade.
Trata-se do “organizador, dirigente e técnico”, que coloca sua capacidade a serviço da classe a que se encontra vinculada.
Dessa forma acredita-se que a pesquisa teve e tem importante papel na consolidação da profissão, decorrente das lutas dos profissionais, baseada em princípios, valores éticos e ideo-políticos. Por isso a necessidade de mostrar o quanto tem evoluído, e ainda precisa evoluir como instrumento de aprimoramento profissional.
Justificativa
O profissional de Serviço Social adquiriu conhecimento através de seus estudos ao longo dos avanços da sociedade, com base nos acontecimentos históricos refinam seus métodos e técnicas necessárias para seu total desempenho diante da prerrogativa das Ciências Humanas e Sociais.
O presente trabalho buscou estabelecer a evolução do Serviço Social no Brasil a partir da década de 30, enfocando aspectos políticos, econômicos e sociais que são de uma importância para a compreensão da profissão.
Nele são destacadas as bases filosóficas que orientaram a atuação profissional, bem como
...