Vida e obra de luis vaz de Camões
Por: 231019982016 • 28/10/2016 • Trabalho acadêmico • 570 Palavras (3 Páginas) • 2.327 Visualizações
Membros Do Grupo
Ana Bela Dos Santos
Gigey Sebastião Impossiua
Tércia Félix Pedro Sizela
Trabalho de Língua Portuguesa
Tema: Vida e Obra de Luís Vaz de Camões
Turma: CG5
Docente:
dr. Valdez
Instituto Médio de Informática e Gestão
Gurúè Outubro de 2016
A Vida de Luís de Camões
Luís Vaz de Camões terá nascido em Lisboa em 1524 ou 1525 provavelmente em Lisboa. Os seus pais eram Simão Vaz de Camões e Ana de Sá e Macedo. Por via paterna, Camões seria trineto do trovador galego Vasco Pirez de Camões, e por via materna, aparentado como o navegador Vasco da Gama.
Vinha de uma família da pequena nobreza. Sobre quando era jovem, terá recebido uma sólida educação nos moldes clássicos, dominando o latim e conhecendo a literatura e a história antigas e modernas. Pode ter estudado na Universidade de Coimbra, mas a sua passagem pela escola não é documentada. Diz-se que, por conta de um amor frustrado, se auto exilou em África, alistado como militar, onde perdeu um olho em batalha.
Voltando a Portugal, feriu um servo do Paço e foi preso. Perdoado, partiu para o Oriente. Passando lá vários anos, enfrentou uma série de adversidades, foi preso várias vezes, combateu bravamente ao lado das forças portuguesas e escreveu a sua obra mais conhecida, a epopeia nacionalista Os Lusíadas.
De volta à pátria, publicou Os Lusíadas e recebeu uma pequena pensão do rei Dom Sebastião pelos serviços prestados à Coroa, mas nos seus anos finais parece ter enfrentado dificuldades para se manter.
Logo após a sua morte a sua obra lírica foi reunida na colectânea Rimas, tendo deixado também três obras de teatro cómico. Enquanto viveu queixou-se várias vezes de alegadas injustiças que sofrera, e da escassa atenção que a sua obra recebia, mas pouco depois de falecer a sua poesia começou a ser reconhecida como valiosa e de alto padrão estético por vários nomes importantes da literatura europeia, ganhando prestígio sempre crescente entre o público e os conhecedores e influenciando gerações de poetas em vários países.
Camões foi um renovador da língua portuguesa e tornou-se um dos mais fortes símbolos de identidade da sua pátria e é uma referência para toda a comunidade lusófona internacional. Camões morreu a 10 de Junho de 1580, ao que se diz, na miséria.
A Obra de Luís de Camões
A obra de Luís de Camões, sendo que escreveu, poemas, bem como comédias, teatro e epopeias, assim sendo em seguida:
Comédias
- El-Rei Seleuco
- Filodemo
- Anfitriões
Rimas
- Sonetos
- Elogias
- Écoglas
Poemas
- Amor é fogo que arde sem se ver;
- Verdes são os campos;
- Se tanta pena tenho merecida;
- Eu cantarei de amor tão docemente;
- Senhora minha, se de pura inveja;
- Se me vem tanta glória só de olhar-te Entre outros.
Teatro
- Auto de Filodemo
Epopeia:
- Os Lusíadas
Conclusão
Com este trabalho percebi a importância da obra de Luís de Camões, uma vez que este é um dos grandes símbolos de Portugal e um dos maiores poetas portugueses.
...