Violência contra menores
Projeto de pesquisa: Violência contra menores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jonas1971 • 23/2/2015 • Projeto de pesquisa • 1.389 Palavras (6 Páginas) • 387 Visualizações
Introdução
Este Projeto de Pesquisa apresenta algumas reflexões geradas a partir da revisão bibliográfica sobre o tema Pedofilia infantil. Utilizou-se a perspectiva sociológica de análise deste tema, qual seja racional, dialética e relacional. Por fim, buscou-se realizar uma interlocução entre o tema, por meio da qual se destacou a natureza violenta do abuso sexual de crianças e adolescentes inserida em um contexto social mais amplo, para além de uma visão individualizada e da perspectiva patologizante, diante dessas informações buscamos responder a nossa pergunta: Quais os impactos negativos no desenvolvimento da criança? A escolha do método se deve ao pequeno tempo e recursos disponíveis, como complemento foi realizado pesquisa prática a partir de uma visita a CONTINUAR........ de Santa Maria DF.
Referencial Teórico
• Violência contra os menores
As crianças e adolescentes sofrem ao longo dos tempos maus tratos e agressões por diversas instituições sociais, pode-se dizer que foram consideradas mercadorias para alguns grupos sociais por muito tempo. Diante disto, a sociedade mundial se viu na obrigação de tutelar os pequenos cidadãos.
Segundo De Mause (1975 apud GUERRA, 1998, p.54) a violência contra crianças e adolescentes, esteve presente na história da humanidade desde os mais antigos registros, em uma visão bastante pessimista.
[...] a história da infância é um pesadelo do qual recentemente começamos a despertar. Quanto mais atrás regressamos na História, mais reduzido o nível de cuidados com as crianças, maior a probabilidade de que houvessem sido assassinadas, aterrorizadas e abusadas sexualmente.
Segundo Faleiros (1998, p.49), a violência praticada contra crianças e adolescentes possuem raízes históricas, econômicas e culturais.
[...] violência, aqui, não é entendida como ato isolado, psicologizado pelo descontrole, pela doença, pela patologia, mas como um desencadear de relações que envolvem a cultura, o imaginário, as normas, o processo civilizatório de um povo. Atualmente, a pedofilia se estabeleceu em um campo imperceptível, tão cruel quanto à violência real, isto é, a internet, onde cenas explícitas de sexo envolvem crianças e adolescentes, colaborando para o seu aumento, cerca de 5000 casos por ano.
• A influência dos meios de comunicação na prática criminosa
A internet é, sem duvida, o maior avanço tecnológico de todos os tempos. A princípio sua função era interligar pessoas no mundo inteiro de forma construtiva e saudável, mas, nos últimos anos serviu como principal ferramenta de demonstração de diversas idéias, inclusive, idéias perversas como o movimento pró-pedofilia.
Uma grande maioria de pedofelos utiliza a internet para divulgar suas idéias, divulgam seus supostos direitos, etc.
Segundo Erik Erikson, sobre o desenvolvimento psicossocial prediz que o crescimento psicológico ocorre através de estágios e fases, não ocorre ao acaso e depende da interação da pessoa com o meio que a rodeia. Cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma vertente negativa. Sendo assim ima criança que sofre abuso sexual está.
Metodologia
O presente estudo refere-se a uma pesquisa básica bibliográfica elaborada a partir de material publicado, constituído principalmente de livros, artigos e materiais disponibilizado na internet.
Recursos
Os recursos utilizados no desenvolver deste projeto de pesquisa foram:
• Livros
• Internet
• Artigos
• Monografias
• Revistas
• Sites
A pesquisa realizada foi feita no ambiente ..... CONTINUAR
Desenvolvimento
A pedofilia é considerada para os especialistas como uma doença, de acordo com o código dos médicos, mas, apesar de ser considerada uma doença, a pedofilia causa grande repulsa na sociedade e é considerado um crime e a maioria dos casos de pedofilia acontece dentro de casa, à chamada pedofilia intrafamiliar. Pais, tios, avôs abusam e agridem fisicamente e psicologicamente de crianças e adolescentes de forma detestável. Tendo em vista o grande avanço da tecnologia nos meios de comunicação, sobretudo na internet, a pedofilia vem sido divulgada nas redes mundiais de internet, pedófilos aliciam crianças e adolescentes, postam imagens e vídeos de conteúdos extremamente sórdidos. Há também sites cujo objetivo é o combate e a prevenção da pedofilia. O Direito brasileiro tem a responsabilidade de proteger as crianças e os adolescentes, a ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) tem por propósito defender a criança e o adolescente de atos abusivos a sua integridade, não importando o meio pelo qual é praticado desde que cause dano ao menor. Segundo pesquisas a pedofilia intrafamiliar geralmente acontece nas classes mais pobres, mas constata-se que não há diferença alguma entre classes sociais. Apesar de todos os esforços dos legisladores em combater esse crime, ainda há muitas lacunas nas leis e a punição acaba sendo branda para os pedófilos e a vítima é que acaba sendo verdadeiramente punida.
O abuso sexual pode afetar o desenvolvimento de crianças e adolescentes de diferentes formas, uma vez que algumas apresentam efeitos mínimos ou nenhum efeito aparente, enquanto outras desenvolvem graves problemas emocionais, sociais e ou psiquiátricos. O impacto do abuso sexual esta relacionado a fatores intrínsecos à criança, tais como, vulnerabilidade e resiliência (temperamento resposta ao nível de desenvolvimento neuropsicológico) e a existência de fatores de risco e proteção extrínsecos (recursos sociais, funcionamento familiar, recursos emocionais
...