Violência doméstica para crianças e adolescentes
Projeto de pesquisa: Violência doméstica para crianças e adolescentes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: particheli • 15/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.601 Palavras (7 Páginas) • 462 Visualizações
Sumario
Introdução..........................................................................................pag.04
Delimitação e formulação do problema.............................................pag.05
Objetivo geral.....................................................................................pag06
Objetivos específicos..........................................................................pag06
Justificativa.........................................................................................pag06
Metodologia........................................................................................pag07
Revisão Bibliográfica..........................................................................pag07
Cronograma de pesquisa ..................................................................pag08
Orçamento do projeto de pesquisa ...................................................pag09
Resultados esperados........................................................................pag09
Referencias ........................................................................................pag10
INDRODUÇÃO
Neste projeto, “Violência Doméstica a Crianças e Adolescentes”, pois é um dos problemas que tem atingido grande parte das nossas crianças e adolescentes..
Será abordada a violência doméstica praticada por pais ou responsáveis, o que se constatará muito comum no Brasil.
Ainda será analisada a influência cultural quanto ao hábito da aplicação das repreensões nas crianças e adolescentes.
Iremos observar ainda que a violência doméstica consiste num fenômeno de imensa amplitude que se faz presente em todas as classes sociais, se manifestando na forma de violência física, sexual, psicológica e negligência,a reeducação dos responsáveis, observando a conjuntura de fatores sociais em que o assistente social poderá se inserir na busca de mudanças, deste atual diagnóstico de violência infantil.
DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A história da infância é um pesadelo do qual recentemente começamos a despertar. Quanto mais atrás regressamos na História, mais reduzido o nível de cuidados com as crianças, maior a probabilidade de que houvessem sido assassinadas, aterrorizadas e abusadas sexualmente.
Contudo, as vitimas desta violência, podem se isolar tornarem se agressivas, ou também ficar com danos psicológicos ao longo de toda sua vida, alguns agressores chegam a amarrar as crianças com cordas ou correntes e espancá-los com objetos como, vassoura, cintos... Ainda há casos de extrema crueldade, de verdadeiro sadismo, como queimaduras com pontas de cigarro, água fervendo, privação de comida e água, tortura.
Sendo assim essas agressões são covardemente prevalecidas da maior força física dos pais, padrastos, irmãos, primos,vizinhos ...resultando em severos traumatismos, que são os casos onde adultos batem com a cabeça da criança ou as atiram contra a parede. Muitas vezes essas atrocidades levam à morte.
doméstica em suas variáveis definições:
Questões históricas relacionadas ao lugar, auferido pela cultura à criança na sociedade e na família; Questões econômicas e sociais como proveniência de segmentos sociais desfavorecidos e situações associadas como analfabetismo, marginalidade e desemprego; Questões relacionadas à desigualdade, dominação de gênero e relação de poder entre gerações; Proveniência de ambientes normalmente conflituosos com presença de problemas psíquicos tais como depressão, alcoolismo e outros tipos de drogas; Falta de sensibilidade social, isolamento e suporte social inadequado; .
A violência e assustadora, iremos perceber diante destes dados que, a sociedade está muito mais alerta e mais atuante diante de casos de abusos e de violência contra crianças e adolescentes, o que é um fator muito positivo no País nos últimos anos, as pessoas estão se preocupando mais, denunciando mais, e sendo menos omissas, aos problemas que muitas vezes está na casa ao lado.
OBJETIVOGERAL
Pesquisar a história da violência domestica nas famílias. Analisar e entender o que leva a violência doméstica ao seio intrafamiliar tomando ciência dos efeitos e consequências físicas e emocionais provocados pela violência doméstica contra crianças e adolescentes.
OBJETIVOSESPECÍFICOS
Realizar pesquisa sobre a violência doméstica contra crianças e adolescentes. Entender quais os aspectos psicológicos e sociais, e quais as razões que levam os agressores agirem de forma tão violenta contra estas crianças.
Identificar os efeitos emocionais relacionados a este tipo de violência.
JUSTIFICATIVA
Esta pesquisa justifica-se em razão de conhecer problemas que muitas vezes ficam escondidos dentro das famílias; que sofrem com a violência doméstica a crianças e adolescentes, bem como relatar lesões físicas e emocionais causados por essa violência, analisando e entendendo o que se passa nestas famílias para serem vítimas desse extremo e doloroso mau, que infelizmente se torna cada dia mais comum em todos os tipos de classes.
constatando a violência contra crianças e adolescentes, que não pode ser tratado como um problema que diz respeito somente às famílias das vitimas, e a sociedade entendendo assim.seja um problema de cunho social e de grande dimensão, acreditando que a estrutura familiar muitas vezes por estar fragilizada acaba se tornado um espaço onde algumas violações de direito acontecem.
METODOLOGIA
Este projeto é baseado em pesquisas, levantamento bibliográfico da literatura específica relacionado à violência
...