Voto proporcional no Brasil - Características principais
Por: Criss350 • 25/4/2016 • Artigo • 261 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
A eleição proporcional no Brasil, é adotado nas eleições para deputados federais, deputados estaduais/distritais e vereadores. É um tipo de eleição através da qual o partido político tem direito a um número de vagas de acordo com a quantidade de votos que o próprio partido e que seus candidatos receberam.
Suas principais características são:
= Permite uma maior representação ideológica ao garantir que os diversos partidos ou coligações somem os votos dos diversos candidatos para conquistarem as vagas no parlamento (Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores).
= Não é sempre que os candidatos mais votados são eleitos. É preciso que os partidos ou coligações consigam alcançar o maior número de votos que ultrapasse o quociente eleitoral, que é o cálculo entre o número total de votos válidos dividido pelo número de vagas para o parlamento.
= O direito a alguma vaga é concebido somente aos partidos isolados e as coligações que atingirem o quociente eleitoral.
= Os votos válidos de um partido numa eleição proporcional é dado pela soma dos votos nominais (votos dados a um candidato do partido) e os votos de legenda (votos dados diretamente aos partidos através do número da sigla).
= “Puxador de votos” é um tipo de candidato frequentemente utilizado nas eleições proporcionais com a função de atrair uma maior atenção dos eleitores. Esses candidatos (normalmente famosos) buscam um maior número de votos e com isso fazer com que o partido consiga mais vagas para os parlamentos. Esse fenômeno é favorecido pelo sistema proporcional, já que possibilita/favorece candidatos com menor número de votos serem eleitos.
...