Ética e Moral
Por: Victor Lima Silva • 3/5/2016 • Ensaio • 297 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
Ética e moral são dois termos muito utilizados ultimamente, porém que nem sempre são abordados de maneira correta. Porém de modo geral, é muito fácil defini-los, sendo:
- Moral: Costumes embutidos na sociedade que se estendem por gerações, porém são moduláveis de acordo com o tempo, ou seja, um conjunto de valores temporais, aos quais os indivíduos da sociedade devem se adequar.
- Ética: Índole pessoal de cada indivíduo que o leva à uma reflexão acerca de suas decisões, de maneira a manter-se contrário ao que possa ser nóxio ao próximo.
Entretanto, ambas também possuem similaridades, como: Aplicabilidade somente à seres humanos (que são racionais) e a ações que se sucedem conscientemente.
A ética se insere no campo filosófico teórico, pois se coloca como um estudo da moral, ou seja, é uma via de analisar uma situação para encontrar-se a melhor maneira de agir, sendo preciso uma consciência moral, para haver embasamento na hora da decisão da ação.
Como dito anteriormente, a moral é um conjunto de valores temporais, ou seja, ela é relativa pois o que hoje se considera moral ou imoral, amanhã pode não ser, por que? Pois como a sociedade se encontra em constantes processos de mudança, as alterações de espaço, tempo, ambiente, entre outros, modificam as necessidades e a existência do grupo, gerando assim mudanças éticas. Devido a essas constantes mutações nos conceitos, socialmente uma conduta ética é mais estimada, pois mostra que não se está alienado socialmente. Mas como demostrar conceitos éticos corretos? Como citado anteriormente, é basicamente manter-se contrário ao que possa ser nóxio ao próximo.
Por fim, para ser-se um cidadão que não depende da moral, e viver em harmonia, devemos sempre agir com empatia, que é o que se resume como regra básica de convivência.
...