10 ARTIGOS CIENTÍFICOS
Por: João Paulo • 5/6/2018 • Ensaio • 455 Palavras (2 Páginas) • 787 Visualizações
10 ARTIGOS CIENTÍFICOS
BOARI, A. J. de.; JUNIOR, R. A. G. TINÔCO, R. S. PINA, A. J. A. de. Anel-vermelho da palma de óleo. Embrapa Amazônia Oriental. 1. ed. Belém, 2016. p. 59.
O trabalho dos autores abarca a doença anel vermelho na palma de óleo, principal motivo de danos na produção de cachos e mortalidade de plantas, causando prejuízo de milhões de reais aos produtores. Destaca-se na pesquisa: o agente causador, o agente vetor e as formas de transmissão, dando duas formas de tratamento ao problema.
O folheto sobre o anel vermelho da palma de oleo retrata a doença causada pelo nematoide Bursaphelenchus cocophilus que se reproduz nos tecidos da palmeira. No estado do pará sua incidência tem variado com o surto do inseto vetor broca-de-olho o ou bicudo, o coleóptero R. palmarum, entretanto, sua contaminação também se da entre plantas por contato de raízes, ferramentas agriculas infectadas e por movimentação do solo afetado por agua da chuva. A doença é a mais importante quando se trata de danos caudados na cultura da palma e como não tem cura, existe o controle que se da pela eliminação do inseto vetor e das palntas infectadas pelo nematoide.
BORGES, A. J. de; A cultura da palma de óleo (Elaeis guineenses Jacq.) no Brasil e no mundo: aspectos agronômicos e tecnológicos - uma revisão¹. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 17, n. 27, p. 01-118, jan./jun. 2016.
O estudo realizado deseja mostrar os impactos sociais, ambientais e econômicos da produção e extração da palma de óleo. Por ser adaptar muito bem ao clima tropical amazônico se tornou uma atividade geradora renda ao estado, de empregos e seu plantio é indicado para reflorestamento de áreas devastadas.
O trabalho feito pelos autores retrata uma revisão bibliográfica literária sobre a importância mundial da palma de óleo e como a diversidade e os fatores edafoclimáticos como o solo e o clima podem afetar a quantidade e a qualidade da produção. A palma de óleo é importante para indústria farmacêutica, alimentícia, química, metalúrgica e de combustível. Cultivada em 43 países a estimação de safra de 2015 foi de 62,35 milhões de toneladas. No Brasil, sua produção o coloca como 10º maior produtor mundial, sendo 10% dessa no Pará. ´Apesar das condições edafoclimáticas favoráveis e das vantagens produtivas, menos da metade da demanda é suprida, sendo necessário mais pesquisas que melhorem a extração do óleo.
FEROLDI, M.; Dendê: do cultivo da palma à produção de biodiesel. Revista Monografias Ambientais – REMOA. Santa Maria, v. 13, n. 5, dez. 2014, p. 3800-3808.
PINHO, R. C.; RODRIGUES, K. C. V. Distribuição espacial de Rhynchophorus palmarum em palma de óleo no Estado do Pará, Amazônia. Revista de Ciências Agrárias. Belém, v. 59, p. 23-31, jan/mar. 2016.
...