A CARDIOLOGIA DO ESPORTE
Por: josefinagre • 2/5/2015 • Resenha • 1.499 Palavras (6 Páginas) • 551 Visualizações
UNIVERSIDADE VALE DO PARAÍBA - UNIVAP
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ARTES - FEA
EDUCAÇÃO FISÍCA – BACHARELADO
DISCIPLINA: CARDIOLOGIA DO ESPORTE
PROFº: FERNANDA NAPOLIONE
ESTUDO DIRIGIDO
SISTEMA CIRCULATÓRIO
ALUNA: Gleyce Emanoelle Idalgo 01010092
São José dos Campos
2013
- Conceituar o sistema circulatório do ponto de vista morfológico e funcional.
R: A função básica do sistema circulatório é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. Assim o sangue circulante transporta material nutritivo que foi absorvido pela digestão dos alimentos às células de todas as partes do organismo. Da mesma forma o oxigênio que é incorporado ao sangue, quando este circula pelos pulmões, será levado a todas as células. Alem dessa função primordial o sangue circulante transporta também os produtos residuais do metabolismo celular, desde os locais onde foram produzidos até os órgãos responsáveis de eliminá-los.
O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, no interior dos quais circulam os humores. Os tubos são chamados de vasos e os humores são o sangue e a linfa. Para que esses humores possam circular através dos vasos, há um vaso central, o coração, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora. Sendo um sistema hermeticamente fechado, as trocas entre o sangue e o tecido vão ocorrer em extensas redes de vasos de calibre reduzido e de paredes muito finas, os capilares.
- Citar os elementos constituintes do sistema circulatório.
R: Sistema sanguífero composto por vasos condutores do sangue (artérias, veias e capilares) e o coração (o qual pode ser considerado como um vaso modificado). Sistema linfático, formado pelos vasos condutores de linfa (capilares linfáticos, vasos linfáticos, e troncos linfáticos). Órgãos hemopoiéticos representados pela medula óssea e pelos linfoides (baço e timo).
- Conceituar do ponto de vista morfológico e funcional o coração.
R: O coração é um órgão muscular oco que funciona como uma bomba contrátil-propulsora. O tecido muscular que forma o coração é do tipo especial – tecido muscular estriado cardíaco, e constitui sua camada média ou miocárdio. Forrando internamente o miocárdio existe endotélio, o qual é continuo com a camada intima dos vasos que chegam e saem do coração. Esta camada interna é chamada de endocárdio, externamente ao miocárdio, há uma serosa revestindo – o denominada epicardio. A cavidade do coração é subdividida em quatro camaras ( dois átrios e dois ventrículos) e entre os átrios e ventrículos existem orifícios com dispositivos orientadores da corrente sanguínea – são as valvas.
- Conceituar do ponto de vista morfológico e funcional as válvulas átrio ventriculares, pulmonares e aórtica, citando a localização.
R: As válvulas átrio ventriculares são formadas por uma lâmina de tecido conjuntivo denso, recoberta em ambas as faces pelo endocárdio. Esta lâmina é descontinua apresentando subdivisões incompletas as quais recebem o nome de válvula ou cúspides. A valva átrio ventricular direita possui três válvulas e recebe a denominação de valva tricúspide, a valva atrioventricular esquerda apresenta duas válvulas e chama – se valva mitral.
Ao nível dos orifícios de saída do tronco pulmonar e da aorta respectivamente no ventrículo direito e esquerdo existe um dispositivo valvar para impedir o retorno do sangue por ocasião do enchimento dos ventrículos (diástole ventricular): são a valva pulmonar e a valva aórtica. Cada uma dessas valvas esta constituída por três válvulas semilunares, lâminas de tecido conjuntivo forradas de endotélio, em forma de bolso, com o fundo voltado para o ventrículo e a porção aberta voltada para a luz da artéria.
- Definir anatomicamente e funcionalmente o pericárdio.
R: É um saco fibro-seroso que envolve o coração separando-o dos outros órgãos do mediastino e limitando sua expansão durante a diástole ventricular. Consiste de uma camada externa fibrosa – pericárdio fibroso e de uma camada interna serosa - pericárdio seroso. Este ultima possui uma lâmina parietal aderente ao pericárdio fibroso e uma lâmina parietal aderente ao miocárdio e também chamada epicárdio.Entre as duas lâminas do pericárdio seroso existe uma cavidade virtual – cavidade do pericárdio, ocupada por camada liquida de espessura capilar, que permite o deslizamento de uma lâmina contra a outra durante as mudanças de volume do coração.
- Descrever a circulação do sangue no coração e vasos da base.
R: A circulação é a passagem do sangue através do coração e dos vasos. A circulação se faz por meio de duas correntes sanguíneas, as quais partem ao mesmo tempo do coração. A primeira corrente sai do ventrículo direito através do tronco pulmonar e se dirige aos capilares pulmonares, onde se processa a hematose, ou seja, a troca de CO2 por O2. O sangue oxigenado resultante é levado pelas veias pulmonares e lançado no átrio esquerdo de onde passará para o ventrículo esquerdo. A outra corrente sanguínea sai do ventrículo esquerdo, pela artéria aorta, a qual vai-se ramificando sucessivamente e chega a todos os tecidos do organismo, onde existem extensas redes de vasos capilares nos quais se processam as trocas entre o sangue e os tecidos. Após as trocas, o sangue carregado de resíduos e CO2 retorna ao coração através de numerosas veias, as quais em ultimas instância são tributárias ( ou afluentes) de dois grandes troncos venosos, veia cava inferior e veia cava superior, as quais desembocam no átrio direito, de onde o sangue passará para o ventrículo direito.
- Descrever o sistema de condução do coração.
R: O coração quando retirado do corpo animal continua contrair-se ritmicamente durante algum tempo. A esta propiedade deu-se o nome de automatismo cardíaco. Da mesma forma, corações isolados de animais de sangue quente apresentam este automatismo, desde que colocados em uma solução líquida especial substitutiva de sangue. O controle da atividade cardíaca é feito através do vago (atua inibindo) e do simpático ( atua estimulando). Estes nervos agem sobre a formação situada na parede do átrio direito – o nó sinuatrial, considerado como o marca passos do coração. Daí ritmicamente o impulso espalha-se pelo miocárdio resultando a contração. Este impulso chega ao nó átrio ventricular, localizado na porção inferior do septo inter atrial e se propaga aos ventrículos através do feixe átrio ventriculares. Este ao nível da porção superior do septo interventricular emite os ramos direito e esquerdo e assim os estímulos alcança o miocárdio dos ventrículos. Ao conjunto destas estruturas de tecido especial é dada a denominação de sistema de condução.
...