A Certificação Ambiental
Por: andressa200y • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.377 Palavras (6 Páginas) • 396 Visualizações
Pergunta 1
A certificação ambiental é o primeiro passo que as organizações devem tomar para mostrarem que estão operando com respeito pelo meio ambiente. A certificação ambiental não é a meta final, mas a definição das condições de início que devem ser melhoradas ao longo do caminho da restauração ambiental e do desenvolvimento sustentável. A Certificação Ambiental é uma participação voluntária em um programa de gerenciamento do meio ambiente, visando a observação de todas as regras e acordos existentes e a contínua melhoria do desempenho ambiental. As organizações que desejam obter a certificação devem estar cientes de que a participação em um programa de certificação ambiental engloba:
Resposta
Resposta Selecionada:
e.
Todas as anteriores
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
Conforme estimativa recente, o aumento em duas vezes do CO2 atmosférico deverá resultar em um aumento da temperatura global de 1 a 4oC até o final do século. O valor médio é 2,5 oC para cada 100 anos. Para melhor entender o significado desde aumento de temperatura deve-se olhar a história climática da Terra. Estudos paleoclimáticos revelam que desde a última glaciação, que ocorreu há 14.000 anos atrás, a temperatura média da Terra teve um aumento de 10oC num período de 4.000 anos. A variação máxima da temperatura, desde a última glaciação, é de aproximadamente 0,25 oC por século. O aumento de temperatura previsto até o final do século é dez vezes maior do que os valores históricos. A figura esquematiza as mudanças de temperatura média da Terra nos últimos 100 milhões de anos. A linha pontilhada projeta os próximos 400 anos e a seta marca a mudança de temperatura média para o caso em que a concentração de CO2 dobra em aproximadamente 100 anos.
Resposta
Resposta Selecionada:
e.
Todas as anteriores
Pergunta 3
0 em 0,5 pontos
Em uma pequena empresa fabricante de bijuterias, que produz 60 t de peças por ano, foram identificadas várias oportunidades para a aplicação de práticas de P+L. Entre estas destaca-se a Redução do consumo de produtos químicos.
O produto químico estudado é o desengraxante, utilizado no setor de tratamento de superfície, para pré-tratamentos das peças que receberão as camadas metálicas. O freqüente descarte deste produto é altamente prejudicial ao meio ambiente, devido à sua composição tóxica, composta por cianetos, hidróxidos, hipofosfito e outras substâncias desconhecidas, sua formulação é parcialmente conhecida.
O desengraxante descartado é encaminhado para a estação de tratamento de efluentes galvânicos para ser tratado antes de ser lançado na rede pública de esgoto. Durante o tratamento na estação de efluentes, gera-se lodo galvânico (resíduo tóxico de Classe I) que não pode ser descartado em aterros ou lixões, por conter metais pesados e outras substâncias químicas tóxicas.
Com a utilização dos conceitos de P+L, foi possível minimizar o consumo de desengraxante e conseqüentemente minimizar a geração desses resíduos.
Resposta
Resposta Selecionada:
c.
Somente III é verdadeira
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
Mudanças climáticas são amplamente reconhecidas como um sério risco para o meio ambiente em todo o mundo. Quanto mais pessoas consomem combustíveis fosseis e/ou quanto mais aumenta o consumo per capita, aumentam as quantidades de dióxido de carbono (CO2) liberadas para a atmosfera, ocasionando uma dramática mudança em sua composição.
O carbono fóssil é a principal contribuição da emissão antropogênica de CO2, tendo se agravado cada vez mais devido ao uso intensivo do solo - com sua conseqüente erosão - e o desflorestamento. O dióxido de carbono e outros gases, como o óxido de dinitrogênio (N2O), o metano (CH4) e os compostos halogenados (CFC-11 e HCFC-22), o tetrafluoreto de carbono (CF4) e o hexafloreto de enxofre (SF6), quando presentes na atmosfera causam o aquecimento global, chamado de efeito estufa
Entre as consequências
...