A visão de Adorno sobre a TV
Por: Helaine Pinheiro • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 574 Palavras (3 Páginas) • 1.713 Visualizações
A visão de Adorno sobre a Televisão na educação
Adorno, filósofo, sociólogo, musicólogo e compositor alemão, em entrevista junto a Carl Becker para Kadelbach em 1968, Theodor Adorno expos sua visão da grande proporção do uso da TV de maneira incorreta, como uma forma destrutiva de formação para os espectadores, e de forma correta como um grande auxilio a educação. “Entretanto, suspeito muito do uso que se faz em grande escala da televisão, na medida em que creio que em grande parte das formas em que se apresenta, ela seguramente contribui para divulgar ideologias e dirigir de maneira equivocada a consciência dos espectadores.”
A TV tem um grande potencial, no que se refere à educação, na divulgação de informação. Mas pelo fato de vir mastigada e manipulada ela apenas informa, não forma seu publico, apenas os tornam alienados. Do mesmo modo o esclarecimento e transmitido de uma forma que as pessoas aceitem aquilo como única verdade, sem questionamento, sem pesquisa, sem outros conhecimentos. Adorno disse que seria o ultimo ao duvidar do grande potencial da TV na educação, apenas questionava a forma equivocada de seu uso.
Adorno tinha um ponto de vista que partia da discussão, no sentido da divulgação, por um lado aqueles que consideram não permitir que algo assim entre em suas casas, já o outro lado pessoas modernas e superficiais, que aceitam a entrada da TV em seus lares por considerar – lá moderna. “A meu ver, o ponto de partida para uma discussão como esta estaria em situar-se de modo equidistante, tanto, por um lado, do pensamento daqueles que consideram apropriados não deixar entrar em suas casas algo assim, quanto, por outro, daqueles que dizem: "sou uma pessoa moderna, e por isto mesmo, superficial", e que nesta medida cultivam a televisão por considerá-la moderna”.
Por ser moderna a TV poderia ser um ótimo meio de educar a população, com programas educativos, mostrando aos indivíduos como filtrar o que é recebido, retirar o que é produtivo e descartar o que não acrescenta, mas infelizmente da forma que é feita a TV hoje, de uma forma que apenas prende os espectadores em algo que apenas vai os tornara consumidores compulsivos e pessoas alienadas. Sendo manipuladas por que não é útil ter uma população informada, população formada questiona, população formada é contra os abusos do governo e da própria mídia, população formada protesta.
Utilizada da forma que é utilizada, sua programação é pra incentivar o consumo, fazer com que as pessoas tenham preguiça de pesquisar e se informar, já que as informações já veem batidas, simplesmente jogadas, e aceitas pelo publico. Dessa forma prejudica na formação principalmente das crianças e dos jovens, levando a população a ficar estagnada e a mercê do abuso dos poderosos.
Enfim a TV seria um ótimo meio para a educação e formação da grande massa, se fosse feita de forma que formasse os telespectadores além de informar. Se fosse utilizada de maneira correta, dando ao publico o senso critico do que é construtivo ou não. Adorno e Becker não eram contra nem a favor da grande invasão da TV nos lares do mundo, apenas enxergava o potencial da TV se feita de forma correta.
...