Aplicativo monitora animais atropelados nas rodovias brasileiras
Por: thaina251096 • 16/5/2016 • Trabalho acadêmico • 485 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1]
Aplicativo monitora animais atropelados nas rodovias brasileiras
Belo Horizonte, 31 de Março de 2016.
Um inédito aplicativo de monitoramento da fauna atropelada é lançado, o Urubu Mobile. Com a proposta de identificar precisamente quantos animais são atropelados por quilômetro e por dia no país, o objetivo do aplicativo é conseguir estruturar um banco de dados unificado para gerar conhecimento e propor medidas de conservação para as espécies vítimas de atropelamento.
O aplicativo é uma ferramenta do “Projeto Malha” e os dados coletados pelos usuários são validados e armazenados em uma plataforma unificada, sendo assim, será possível mapear em quais trechos os atropelamentos são mais comuns e que tipo de medidas podem reduzir o número de animais mortos e feridos nas estradas do país. No final do projeto, pretende-se criar um “selo de certificação” para as estradas brasileiras, buscando incentivar, assim, a redução desses atropelamentos.
Essa nova plataforma, que é grátis, foi projetada pela Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (FUNDECC) e o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) da Universidade Federal de Lavras (MG) e também tem como objetivo influenciar governos, pesquisadores, gestores de unidades de conservação e a população a participarem do projeto.
[pic 2]
Novo peixe subterrâneo é descoberto em dois sistemas de cavernas
Belo Horizonte, 31 de Março de 2016.
Uma nova espécie de peixe exclusivamente subterrânea (isto é, troglóbia) e pertencente à família Trichomycteridae foi descoberta. Batizada como Ituglanis b., o peixe ocorre apenas em dois sistemas de cavernas nas áreas cársticas do município de Mambaí, nordeste de Goiás: o Sistema Nova Esperança e o Sistema da Gruna da Tarimba.
Essa descoberta faz parte de um projeto intitulado “Diagnóstico Ambiental do Sistema da Gruna da Tarimba” e permitiu a coleta de exemplares da nova espécie, identificando vários aspectos que fazem do Sistema Gruna da Tarimba altamente prioritário para conservação. Essa nova ocorrência de espécie, Ituglanis b., tornou a caverna como máxima prioridade para conservação segundo a legislação vigente no país, o que significa que não pode ser sujeita a alterações ambientais irreversíveis que afetem sua integridade física ou seu equilíbrio ecológico.
O descobrimento contribuiu para o conhecimento da biodiversidade subterrânea nacional e mundial, para a preservação do Sistema da Gruna da Tarimba em si e também do seu ambiente de entorno, que consiste de uma área de Cerrado nativo, um dos biomas mais ameaçados e degradados do país.
O projeto foi de autoria de Pedro Pereira Rizzato e Maria Elina Bichuette e envolve a União Paulista de Espeleologia e espeleólogos de outros grupos, geólogos e turismólogos, entre outros pesquisadores, além de uma equipe responsável pelo levantamento da fauna subterrânea.
...