Capitulo 1 e 2 do livro
Por: Daniela Santana • 9/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 447 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
[pic 1]
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
DANIELA THAIS SANTANA DA SILVA
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS E EVENTOS
Lauro de Freitas
2015
DANIELA THAIS SANTANA DA SILVA
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS E EVENTOS
Resumo do capítulo 1 do livro Administração em Projetos, a ser apresentado à Unime- União Metropolitana de Educação e Cultura.
Orientador: Prof. Lucas Cerqueira
Lauro de Freitas
2015
Capítulo 1
Iniciação
Existem três passos para o inicio do projeto: qual produto será fornecido; quanto será fornecido; quanto custará. O objetivo principal é definir o “projeto” e explorar o seu desempenho. Sendo ele: escopo, prazo e custo. O desempenho de todo e qualquer projeto é avaliado de forma que as três variáveis criticas citadas acima são atendidas.
Projetos são atividades com começo, meio e fim bem definidos. Atividade repetitiva ou que tem duração continua não é um projeto e sim, uma atividade programada. No dia-a-dia existem projetos que não tem prazos para terminar, pois começam sem definição de inicio e conclusão. O ideal seria uma duração limitada. Às vezes é necessário ser suspenso ou prorrogado, devido a imprevistos, falta de recursos ou estimativa do prazo errada. No entanto os prazos são rígidos.
A ideal central é deixar claro que qual produto será fornecido. Os produtos dos projetos classificam-se em três categorias:
Produtos Físicos: aquilo que pode ser tocado; palpável. Ex: reformar uma casa; desenvolver um novo motor.
Conceitos: texto intangível; não pode alterar. Ex: escrever um livro; organizar jogos olímpicos.
Eventos: realizam tarefas ou atividade (planejamento, organização, controle). Ex: implantar sistemas; processos e modelo de organização.
Nenhum projeto pertence a apenas uma categoria, sempre combina elementos físicos, conceitos e serviços. Não trabalha com orçamentos exatos e sim com estimativas de custos, onde depende do tempo investido no planejamento.
Todos os projetos tem um ar de incerteza. Incerteza retrata o desconhecimento do resultado ou caminho para chegar até ele. Ou seja, quanto maior a incerteza, maior risco e como consequência da incerteza é a dificuldade de fazer.
A união do projeto é aquele que apresenta grande número de estatísticas pra serem administradas. Ex: número de pessoas envolvidas; duração. Incerteza e complexidade combinam-se.
Usar uma abordagem de projeto significa decidir que uma atividade é projeto. Atividade tem começo, meio e fim, tem que indicar gerente de projeto, montar equipe, preparar plano. No programa (ou projeto de grande porte) podem andar em paralelo ou em sequências.
O subprojeto é uma parte do projeto de grande porte, ou uma tarefa especifica. Já a palavra sistema é bastante usada na administração de projetos, é empregada para indicar um conjunto complexo de atividades ou subprojetos. Cada organização deve dar significado especifico para os conceitos de programa e projeto, esclarecendo as diferenças de escala entre empreendimentos.
...