Comunicação, Identidade e Consumo
Por: Guiltybr • 23/5/2019 • Trabalho acadêmico • 451 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
Não e algo novo a revolução tecnológica e nunca irá se estagnar pois o homem e a tecnologia andam juntos desde sua criação. A invenção da roda, do fogo, a utilização de pedaços de pau para a caça, são revoluções tecnológicas.
A Revolução Tecnológica da década de 70 do século passado, seria um divisor de agua. A eletricidade, a eletrônica, a automação, viriam a promover o desenvolvimento da tecnologia da informação que, por sua vez, trataria de tornar o conhecimento globalizado.
A informação em tempo real se transforma no combustível do capitalismo. Novos modelos de negócios e a virtualização do trabalho. A globalização fez que o indivíduo perdesse sua essência primordial e passasse a depender de sua tecnologia, seu computador, tablete, e seu smartphone.
O homem ficou tão dependente dessas formas de comunicação que perdeu sua identidade e personalidade, passou a viver exclusivamente a comunicação e tecnologia. Virou viciado em tecnologia querendo consumir cada vez mais os novos modelos com intuito de se gabar em frente dos amigos. A globalização fez que o indivíduo passasse a ser aquilo que ele compra. Essa nova personalidade se dá pelas propagandas bem trabalhadas na mídia. Despertando uma necessidade desnecessária de consumir produtos de ponta.
Com a vinda da globalização a comunicação mudou bastante durante os anos, a globalização popularizou a internet assim facilitou bastante a vida dos consumidores pois a barreira da distância foi eliminada podíamos falar com pessoas que estejam do outro lado do mundo a qualquer hora do dia.
A globalização mudou também as propagandas, sofreram um enorme avanço e uma reformulação no modo de se comunicar com os possíveis consumidores. Uma marca que possuía quarenta segundos de um intervalo comercial na rádio passou a ter que se readaptar para cinco segundos para atrair a atenção do possível consumidor no Youtube, ou então a um simples pop-up apresentado durante o próprio vídeo, e pagar quase o mesmo valor para a tal mídia.
O público consumidor da internet e em sua maioria das vezes crianças e adolescente que passam dia inteiro na frente de seus computadores consumindo vídeos do Youtube. A marca passou a mudar as estratégias de publicidade e começou a divulgar seus produtos pelos grandes astros dessa plataforma os Youtubers, usando certo tipo de roupa especifica em seus vídeos, ou consumindo certo tipo de comida em seus vídeos.
A vida de todos mudou a partir da globalização, mudou a personalidade do indevido fazendo que o capitalismo aumentasse bastante. O ter passou melhor do que ser. A individualidade aumentou e com isso a competitividade aumentou nas últimas décadas. A publicidade e as marcas tiveram que mudar suas estratégias ao longo dos anos até chegar no modelo atual aonde os Youtubers são os grandes vendedores das suas marcas.
...