Livro A Cultura da Convergencia - capitulo 3
Por: Débora Oliveira • 29/8/2017 • Abstract • 743 Palavras (3 Páginas) • 800 Visualizações
Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
Débora Lyz Alves de Oliveira
Livro – A Cultura da Convergência
Capítulo 3 “EM BUSCA DO UNICÓRNIO DE ORIGAMI”
Capítulo 4 “GUERRA NAS ESTRELAS POR QUENTIN TARANTINO?”
Setembro – Cuiabá – MT
2016
DÉBORA LYZ ALVES DE OLIVEIRA
Livro – A Cultura da Convergência
Capítulo 3 “EM BUSCA DO UNICÓRNIO DE ORIGAMI”
Capítulo 4 “GUERRA NAS ESTRELAS POR QUENTIN TARANTINO?”
Trabalho apresentado pela aluna Débora Lyz Alves de Oliveira,
à Universidade Federal de Mato Grosso,
como um dos requisitos para a obtenção de nota na
disciplina de Fundamento das Mídias, baseado nos capítulos 3 “Em Busca do Unicórnio de Origami” e capítulo 4 “Guerra das Estrelas por Quentin Tarantino?”, do livro A Cultura da Convergência do autor Henry Jenkins, publicado em 2008 pela Editora Aleph.
Professor: Diélcio Moreira
INTRODUÇÃO
No livro Cultura da Convergência, Henry Jenkins aborda em dois capítulos, basicamente, dois conceitos chave: transmídia e participação colaborativa.
Vemos no capitulo 3 “Em Busca do Unicórnio de Origami” ele detalhar a historia da saga de Matrix contando e destrinchando cada pensamento por trás de cada ato de mídias que se apresenta na história. Já no capitulo 4 “Guerra nas Estrelas por Quentin Tarantino?” ele escreve e descreve o inicio da saga de Star Wars e seus efeitos, e as mudanças midiáticas que ocorreram com a mesma ao longo dos anos e a forma com que os fãs da saga tiveram papel importante nesse processo. Esses são os dois textos onde o significado de transmídia e participação ganha exemplos de sua pratica com mais fervor.
DESENVOLVIMENTO
- MATRIX
Começando com Matrix, logo no inicio do capitulo vemos os dois lados da moeda sobre a saga. O lado que gosta muito, elogia e comenta positivamente sobre Matrix e o lado que não entendeu o filme.
Falar sobre a franquia de Matrix é falar sobre transmídia e sobre a maneira com que os irmãos Wachowski utilizaram cada mídia para compor o enredo da história. Num todo, Matrix abrange filmes, animes, jogos, série em quadrinhos e todos são diferentes um do outro. Nenhuma dessas mídias trabalha com a mesma história, mas sim com ponto diferentes que quando decifrados e colocados juntos uns com os outros se decifra e complementa uma parte a mais da saga. São histórias e pontos de vista diferentes que se completam.
“Matrix é entretenimento para a era da convergência, integrando múltiplos textos para criar uma narrativa tão ampla
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