Manipulação e seus impactos sociais
Por: limalimavanessa • 1/5/2016 • Projeto de pesquisa • 306 Palavras (2 Páginas) • 366 Visualizações
Manipulação e restrição da informação e seus impactos sociais.
Manipular a informação é basicamente “fabricar verdades” de acordo com seus interesses.
O império Roberto Marinho: Podemos usar o futebol como exemplo de manipulação. Vamos mais além e citar o novo “Rei do Futebol” Neymar. Quem é o maior jogar de futebol no Brasil hoje?
Se você respondeu Neymar, você precisa rever seus conceitos, porque você esta sendo manipulado pela opinião de uma emissora de televisão brasileira. Mais especificamente a Rede Globo. Ao longo dos dois últimos anos a emissora promove o jogar como craque da bola e melhor do mundo. Mas a verdade essa opinião é total e de exclusividade do império Marinho.
Qual é o interesse da mídia na “fabricação de novos nomes”
- Publicidade
- Alienação
- Conformismo e ordem
Outro exemplo são os telejornais que num determinado momento podem estar falando sobre a vida dos indígenas na Europa do século XV (15) e alguns segundo mais tarde na explosão de um vulcão em outro lugar do mundo. Esta variação rápida de tempo e espaço não permite que o nosso cérebro faça um julgamento adequado dos acontecimentos, acabando por esquecer alguns dos detalhes.
A restrição da informação.
A restrição imposta ao direito de acesso á informação origina uma questão complexa, pois retrata a colisão de direitos fundamentais. Trata-se, portanto, de uma situação de choque de princípios: de um lado encontra-se o direito de acesso a informação e, de outro, o direito à segurança coletiva.
Necessariamente a restrição é aquilo que não é permitido a todos.
Exemplo: são as emissoras de televisão que ao invés que enviar suas programações para censura previa as emissoras passaram a mostrar sinopses para apreciação do Ministerio da Justiça, apenas para classificação do horário mais adequado a crianças e adolescentes, os mais sujeitos a desvios de informação e formação.
CARVALHO, Luis Nandin de, Manipulação da Opinião Pública, Hugin Editores, Lisboa, Abril
1999;
...