TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

Por:   •  27/8/2015  •  Exam  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

ALUNOS:

QUESTÕES – ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA/ 26.11.14

  1. Enunciado:

Se a teoria hipodérmica estava ligada ao objetivismo behaviorista e descrevia a ação comunicativa como uma mera reação automática de estímulo e resposta, reduzindo a dimensão subjetiva da escolha em favor do caráter manipulável do indivíduo e, reduzindo a ação humana a uma relação de causalidade linear, a teoria funcionalista salienta a ação social e não o comportamento. O sistema social na sua globalidade é entendido como um organismo cujas diferentes partes desempenham funções de integração e de manutenção do sistema. O seu equilíbrio e a sua estabilidade provêm das relações funcionais que os indivíduos e os subsistemas ativam no seu conjunto. ”A sociedade deixa de ser meio para se procurar atingir os fins; são os indivíduos, na medida em que exercem urna função, que se tornam meio para se procurar atingir os fins da sociedade e, a sobrevivência de uma sociedade auto-regulada”. (De Leonardis, 1976, p. 17).”

A partir do texto acima e com relação à corrente funcionalista, avalie as afirmações abaixo.

  1. É possível pensar o conceito funcionalista como um modelo de integração e manutenção do sistema.
  2. A Teoria Hipodérmica avaliava a comunicação como uma reação automática distante do objetivismo behaviorista.
  3. Os efeitos das relações funcionais promovem o equilíbrio e a sustentabilidade do sistema social.
  4. A corrente funcionalista prestigia fundamentalmente a ação social e não o comportamento individual.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas:

              a) I.

              b) II.

              c) I e IV.

              d) II e III.

              e)I, III e IV.

  1. Enunciado:

A Teoria Crítica identifica-se com o grupo de pesquisadores que frequentou o Institut für Sozial forschung, de Frankfurt. Fundado em 1923, ele torna-se um centro importante, adquirindo a sua identidade definitiva com a nomeação de Max Horkheimer para seu diretor. Com o nazismo, o Instituto conhecido como Escola de Frankfurt é obrigado a fechar e os seus representantes principais emigram, primeiro para Paris, depois para várias universidades americanas e, finalmente, para Nova York. O termo indústria cultural foi utilizado pela primeira vez por Horkheimer e Adorno na Dialética do Iluminismo e empregava o termo cultura de massa. A expressão foi substituída por indústria cultural, e desde o início a interpretação corrente é a de que se trata de uma cultura que nasce espontaneamente das próprias massas, de uma forma contemporânea de arte popular.

“A realidade da indústria cultural é totalmente diferente: filmes, rádio e semanários constituem um sistema. Cada setor se harmoniza entre si e todos se harmonizam reciprocamente”. (Horkheimer - Adorno, 1947, 130).

Assinale a afirmação mais coerente com o texto acima.

  1. Podemos afirmar que existe uma cultura da mídia.
  2. A mídia veicula muito do mesmo tema.
  3. O cinema, a televisão e a literatura produzem tudo que é de fácil assimilação pelos seus diversos públicos.
  4. Os produtos midiáticos são de difícil entendimento.
  5. A sociedade de massa é fruto de uma cultura de massa.

  1. Enunciado:

A Internet não é simplesmente uma tecnologia; é o meio de comunicação que constitui a forma organizativa de nossas sociedades; é o equivalente ao que foi a fábrica ou a grande corporação na era industrial. A Internet é o coração de um novo paradigma sócio técnico, que constitui na realidade a base material de nossas vidas e de nossas formas de relação, de trabalho e de comunicação. O que a Internet faz é processar a virtualidade e transformá-la em nossa realidade, constituindo a sociedade em rede, que é a sociedade em que vivemos. CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, D. (org.) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 287.

Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As teorias da comunicação estudam não só os meios e seus produtos, mas o ambiente simbólico que se instala a cada nova tecnologia, suas significações, seus processos e suas implicações sociais.

  1. PORQUE

II. A Internet, como espaço de convergência de mídias, é o meio que possibilita uma nova configuração social, em que a lógica da “rede” redefine os processos de comunicação.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas:

  1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  5. As asserções I e II são proposições falsas

  1. Enunciado:

Os estudos culturais atribuem à cultura um papel que não é meramente ligado às determinações da esfera econômica: uma sociologia das comunicações de massa deve ter como objetivo expor a discussão entre o sistema social, a continuidade e as transformações do sistema cultural e o controle social. McQUAIL, D. Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003 (adaptado).

Considerando o texto acima, avalie as afirmações abaixo.

  1. Os efeitos culturais e ideológicos dos mass media analisados por meio da dinâmica econômica mostram que as diferenças entre as diversas práticas culturais tornam-se mais claras, visto que aos estudos culturais interessa apenas o aspecto mais geral da forma de mercadoria.
  2. Os estudos culturais rejeitam a ideia de uma audiência indiferenciável e passiva e consideram o destinatário um sujeito ativo nos processos comunicativos, visto que pode colocar em prática processos de interpretação com relativa autonomia.
  3. Analisados pelos estudos culturais sob a perspectiva da produção de sentido e da apropriação da cultura, os efeitos ideológicos dos mass media mostram que as diferenças entre as diversas práticas culturais tornam-se mais evidentes entre grupos sociais e subculturas.

Alternativas:

           a) I, apenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com