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Os Esportes Adaptador

Por:   •  6/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

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A lenda de La Llorona transcendeu as barreiras do espaço e do tempo para se tornar parte da cultura do povo mexicano. “Uma mulher, envolta em um vestido branco flutuante e com o rosto velado, atravessou lentamente várias ruas e praças da cidade iluminada pela lua. Ele levantou os braços em angústia e deu um grito desesperado. Que triste, infelizmente! levantou-se no silêncio da noite e desapareceu entre ecos distantes e, no final, terminou com o grito mais doloroso da Plaza Mayor. Lá aquela mulher misteriosa se ajoelhou. Ele se inclinou como se estivesse beijando o chão e chorou com um grito longo e penetrante. Então ele entrava em silêncio, devagar, até chegar ao lago e se perder nas margens. Derretia no ar como névoa ou mergulhava nas águas. "

A lenda de La Llorona possui vários elementos simbólicos: mulheres, maternidade atormentada, noite, água, branco, voz e silêncio, morte de crianças, praça e lua, entre outros. Acredita-se que sua origem provenha de mitos pré-hispânicos, de fato em La Llorona várias representações de deusas-mãe como Tonantzin ("nossa mãe" na língua nahuatl), que é adorada na colina de Tepeyac e que mais tarde se identificará com a Virgem de Guadalupe. Durante a colônia, a lenda de La Llorona sofreu transformações. Não era possível falar de uma deusa ou deusas pré-hispânicas, pois seria blasfêmia e heresia, no entanto, sua essência indígena não podia ser completamente quebrada. Diferentes elementos permaneceram intactos: a noite, a mulher vestida de branco, com longos cabelos negros, o choro penetrante de Aaaay meus filhos! E a presença de água, rios ou lagos.

Há um grande número de versões sobre sua presença e o que a força a chorar à noite. La Llorona é, antes de tudo, uma mãe, mas é uma mãe atormentada pela dor insuportável de ter perdido ou assassinado seus filhos. Às vezes, ele se identifica com Malinche, a concubina indígena de Hernán Cortés que lamenta

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