Os meios de comunicação como meios de produção
Por: Maythe Pury • 24/4/2019 • Trabalho acadêmico • 677 Palavras (3 Páginas) • 390 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO/ CURSO DE JORNALISMO
DISCIPLINA: TEORIAS CA COMUNICAÇÃO II
DOCENTE: PROFA. REJANE MOREIRA
ALUNO: MAYTHE PURY MAZUREC MILAN DA CUNHA 2018470300
Texto 2 - WILLIAMS, R. Os meios de comunicação como meios de produção in Cultura e materialismo São Paulo, Editora UNESP, 2011.
- Explique a relação que o autor salienta entre meios de comunicação como meios de produção.
Raymond Williams propõe que os meios de comunicação são meios de produção sempre socialmente materialmente produzidos e reproduzidos. O autor salienta também que a comunicação e seus meios materiais são intrínsecos e por isso são fundamentais para ambas forças de produção e relações sociais de produção. Além disso, Williams afirma que os meio de comunicação tanto como produtos quanto meios de produção então condicionados ao desenvolvimento histórico, ou seja, a capacidade técnica e produtiva dos meios de comunicação está subordinada ao tempo histórico em que essa técnica e capacidade se encontram.
- Apresente as três posições ideológicas que impedem pensar os meios de comunicação a partir do materialismo histórico que o autor propõe.
O primeiro bloqueio ideológico citado por Raymond é a redução de meios de comunicação a seu status de meios de produção social, ou seja, mídia, tonando-se dispositivos para passar mensagens e informações entre pessoas. As pessoas são abstraídas do processo de comunicação e tidas como transmissores ou receptores passivos.
O segundo baseia-se na distinção entre meio de comunicação “naturais” e “tecnológicos”. Os naturais seriam caracterizados como comuns e usados no dia a dia e em ocasiões face a face. Já os tecnológicos são aqueles que envolvem aparatos tecnológicos e generalizam a comunicação tornando as relações sociais mais abstratas e ocasionando o fenômeno “comunicação de massa”. Para Williams não é possibilidade de segregar os meios de comunicação em dois tipos visto que muitas vezes a “cultura de massa” faz uso de uma linguagem comum no dia a dia, além da generalização dos meios de mecânicos como meios massivos suprime as diferenças entre os tipos de meios de comunicação eletrônicos e tecnológicos.
A terceira e última posição ideológica feita vai de encontro ao que o próprio título do texto: separação entre maios de comunicação e mios de produção. Na qual o termo “produção” ganha o único sentido de bem material dispensável. A comunicação se tornaria, assim, um processo estabelecido apenas depois da concepção das relações produtivas e sociomaterias decisivas.
- O que o autor entende por “história da produção comunicativa”?
Ênfase teórica nos meios de comunicação como meios de produção e o estudo abragente de todo o contexto em que esses emeios então inseridos. Isso seria possível atravéz de uma investigação histórica sobre o desenvolvimento dos meios de comunicação e consequências na própria sociedade. Dessa forma seria possivel indicar os limites entre os meios técnicos que evidenciam as diferenças no modos de comunicação; e levantar questões sobre relacionando o modo de produção dos meios de comunicação com modos de produção gerais com diferentes ordens sociais, por exemplo.
...