TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2
  1. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

De acordo com Idalberto Chiavenato (2008) “PCP é o programa de máquinas, matéria prima e mão de obra para extrair desse conjunto de recurso um resultado de produção que seja compatível com sua capacidade e previsão de vendas”

PCP (Planejamento e controle da produção), é um processo de formular planos e de como atingi-los, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, recebendo e administrando informações de vários setores para que seja transformada em ordem de produção e ordem de compras.

No PCP são estabelecidos três níveis hierárquicos:

. Nível Estratégico (Longo prazo).

. Nível Tático (médio prazo).

. Nível Operacional (curto prazo).

Tendo pontos importantes tais como: Previsão de demanda, Planejamento de recursos de longo prazo, planejamento agregado de produção, planejamento mestre da produção, planejamento de materiais, planejamento e controle da capacidade, programação e sequenciamento da produção e controle da produção e materiais.

No PCP atualmente são usados alguns Sistemas:

. MRP /MRPII.

. JIT.

  1. Planejamento da HEALTH UP

É enviada pelo setor de vendas, uma planilha contendo o planejamento de produção, com os nomes dos produtos a serem fabricados, envasados o acondicionados, com as respectivas datas programadas, podendo ser para o mesmo dia ou com até com uma semana de antecedência. Qualquer alteração no planejamento de produção gera nova planilha. O planejamento de produção não pode conter rasuras ou emendas.

A planilha do planejamento de produção deve ser afixada em local visível e de fácil acesso aos responsáveis pela produção. A planilha do planejamento de produção, depois da conclusão dos processos, deve ser arquivada em forma de papel e/ou em meio eletrônico.

  1. Ordem de Fabricação.

Todas as etapas dos processos de fabricação, envase e acondicionamento, devem constar nas ordens de fabricação e, anexados a elas, os demais documentos complementares como: etiquetas de pesagens, rótulos, carimbos, controle de processos, etiqueta de limpeza/desinfecção de equipamentos chek list de liberação de linha, requisições/devoluções de materiais ou outros necessários à rastreabilidade do produto. Todas as etapas dos processos, assim como, todos os seus controles e análises devem ser registrados nas

Ordens de Fabricação ou anexados a elas.

Tamanho dos lotes de produção.

O tamanho dos lotes não deve passar da quantidade máxima estabelecida por grupo de produtos previsto em planilha de média de vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com