Questionário individual - Teorias Avançadas em Comunicação
Por: Tails2013HD • 4/3/2016 • Exam • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 958 Visualizações
1. Quais são dois fenômenos constitutivos sociais que devem ser considerados para pensar a massificação segundo Ortega y Gasset? Descreva-os.
A partir de um olhar mais próximo da sociologia das massas, têm-se dois fenômenos constitutivos sociais que devem ser considerados para pensar a massificação: a industrialização e as modificações por ela acarretadas, como o êxodo rural, o trabalho assalariado, informal, infantil ou o desemprego e a urbanização que acarretaram superpopulação e periferização nos centros urbanos. Esses dois fenômenos podem nos ajudar a entender a transição do modelo tradicional das sociedades para o modelo moderno. A sociedade moderna então é marcada pelo surgimento de novos modos de vínculos sociais, bem como pelo desenvolvimento industrial.
2. O que caracteriza a transição do modelo tradicional de sociedades para o modelo moderno?
Dois fenômenos: a industrialização e as modificações feitas por elas.
3. O que conecta todas as mudanças do homem moderno?
A sociedade moderna é marcada pelo surgimento de novos modos de vínculos sociais, bem como pelo desenvolvimento industrial. Autores como Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx questionaram-se acerca desses processos e constituíram teorias de entendimento do homem em sua totalidade social, tomando como referência também a as tensões vivenciadas entre indivíduo e sociedade. Esses foram os elementos que estão totalmente conectados ao avanço industrial.
4. Descreva quem é o homem-massa proposto por Ortega y Gasset?
Segundo Ortega y Gasset: “chega e proclama como virtude o fato de não se inteirar de nada que esteja fora de sua estreita paisagem” (A rebelião das massas, pg.144).
5. O que propiciou o nascimento do homem-massa, segundo esse autor?
O autor discute com todo fervor o desenvolvimento da massificação como fenômeno complexo da constituição desse novo sujeito insurgente, o homem-massa.
6. O que são multidões? Como elas se caracterizam, segundo Negri e Hardt?
As multidões são expressões quantitativas e visuais. Em contraponto, Negri e Hardt, definem a multidão como uma “potencialidade criativa” e não apenas desorganizada e violenta.
7. Elabore uma tabela comparativa de massa e multidão segundo Ortega y Gasset e Negri e Hardt.
Ortega y Gasset | Hardt e Negri |
Massa: tipo de grupamento social ao mesmo tempo inerte, informe e opressivo. Multidão: Movimento de embrutecimento das relações sociais, vivenciado pela ampliação de grandes centros. Ortega crê na inviabilidade do projeto moderno, visto que as MASSAS avançam. | Multidão: Imanência, conceito de classe, de potência. A multidão desafia qualquer representação por se tratar de uma multiplicidade incomensurável. Massa: O povo, segundo os autores, pressupõe certa unidade, a massa, certa indiferença (homogeneidade). Multidão: Trabalha com os aspectos diferenciais e múltiplos. Ela é viva, é carne, é potência. O princípio ativo está e opera com ela. Mas a multidão também é uma prática coletiva. Negri e Hardt apostam na concepção de MULTIDÃO como elemento de insurgência às forças opressivas, é “potencialidade criativa” e não apenas desorganizada e violenta. É ativa e próspera. |
8. Qual é a diferença entre minorias e massas, segundo Ortega y Gasset?
As minorias são indivíduos ou grupos de indivíduos especialmente qualificados. A massa é o conjunto de pessoas não especialmente qualificadas.
9. Pode-se converter minoria em maioria segundo Ortega y Gasset? Justifique.
Sim, é possível. Através de homens que não se diferenciam, que aspiram os mesmos desejos, destituem-se de suas contribuições efetivas e se misturam, extraindo seus rostos das identidades projetadas socialmente. Ortega acredita que esse fenômeno produziu retrocesso social e escalonamento de desejos embrutecidos.
10. Dentre as duas classificações: a de que exigem de si mesmos projetos, deveres, metas e as que nada exigem de si; qual das duas você se classificaria? Justifique.
Minoria, pois exigo de mim novos aprendizados, projetos, sonhos e realizações. Prova disso é o curso de Publicidade e Propaganda, que estou prestes a me formar.
11. O que significa o termo rebelião das massas, segundo Ortega y Gasset?
É a vitória da medianidade, da autenticidade do vulgar, das construções de gostos desprovidos de exuberância racional. Esse é o fenômeno mais interessante e mais caótico dos últimos tempos.
...