Resenha da Obra " Dois Irmãos"
Por: Rafael Braz • 18/6/2018 • Resenha • 407 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
“ Dois Irmãos”
HATOUM, Milton. Dois Irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. Edição de bolso. 272 Páginas.
O livro “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum, acompanha a história de uma família de comerciantes de origem libanesa na cidade de Manaus. Tendo principalmente como foco narrativo as brigas e intrigas, dos gêmeos Omar e Yaqub.
O romance é totalmente narrado em primeira pessoa, no início não nos é revelado a identidade do narrador, que ao decorrer da trama revela ser o personagem Nael, filho da empregada da casa; Domingas. A narrativa de Nael é alternada entre fatos que o próprio testemunhou e relatos contados a ele por outras pessoas, em especial o personagem Halim. Com uma estrutura narrativa não linear, intercalando entre passado e presente. Nael busca tornar seu passado mais lúcido, com intuito de tentar descobrir mais sobre a sua origem.
O decorrer do enredo acompanha simultaneamente as transformações geográficas, sociais e econômicas que Manaus, (grande plano de fundo do romance), sofreu entre esses anos decorridos na trama, demostrando também como essas transformações afetaram a vida dos personagens do romance.
A rivalidade entre gêmeos surge ainda na infância, com a preferência de Zana pelo caçula, quase tornado essa preferência em uma relação incestuosa, fazendo ela interferir nas relações amorosas de Omar, a fim de dissolve-las. Um dos primeiros momentos marcantes dessa rivalidade se dá ainda na adolescência dos gêmeos, que disputam o amor de Lívia vizinha da família, essa disputa gera uma tragédia familiar, obrigando o patriarca da família Halim a tomar atitude, Halim opta por mandar os gêmeos para o Líbano, mas a preferência de Zana por Omar impede que ele vá nessa viagem, fato que gera descontentamento em Halim, que esperava voltar a ter o amor de Zana, de forma exclusiva, sem nenhuma interferência. Yaqub volta de seu exilio, ciente da preferência de sua mãe, ele torna-se uma pessoa mais introspectiva, voltando suas atenções para os estudos. Assim como sua mãe, mas sem escolher um lado, a irmã mais nova dos gêmeos; Rânia, nutre um amor pelos gêmeos. Outra personagem marcante é a empregada casa Domingas, uma índia que ainda criança entra na vida da família, Domingas é uma personagem marcante pela ligação de amor e ódio com os gêmeos.
A linguagem empregada no romance, é uma linguagem de fácil entendimento ao leitor. Romance conta com uma mistura de vocabulários; libanês, indígena e manauara, gerando uma estilização artística na obra.
...