A Língua: Vidas em Português
Por: irivanete • 21/8/2023 • Ensaio • 383 Palavras (2 Páginas) • 69 Visualizações
O documentário Língua: Vidas em Português nos leva a uma rica reflexão sobre como a emergência das línguas se relaciona com as culturas étnicas. Este filme mostra que falar português é mais do que apenas saber o idioma. Conceitos sociais, políticos, econômicos e até religiosos estão enraizados nessa linguagem.
Embora a língua brasileira tenha variações regionais e palavras diferentes em diferentes regiões, é possível que os membros dessas regiões se comuniquem perfeitamente. Ao assistir ao filme, há momentos em que as legendas são necessárias porque as palavras faladas são únicas para a pessoa, mas sem as legendas, o significado do que está sendo dito não é bem compreendido. Isso provavelmente se deve a influências culturais, sociais e religiosas. Agora você tem a resposta para a pergunta "Nós realmente falamos português?" Quando você assiste a este filme, todos no filme falam português, mas na realidade cada país herdou seu próprio idioma, e esse idioma muda com o tempo dependendo da relação entre as pessoas e a cultura, região, experiência.
Uma observação muito interessante é que o autor José Saramago diz no filme que "o português não existe, o português tem língua". Acho que essa expressão é resultado do reconhecimento do autor sobre as diferenças no modo de falar das pessoas. Outro aspecto importante deste documentário é que ele apresenta pessoas de diferentes idades, incluindo vendedores ambulantes, religiosos de diferentes religiões, artistas etc. Que estão muito conscientes das diferenças culturais que afetam a forma como falam o português. ponto é que é abrangente.
Neste filme, não é difícil perceber como o português falado no Brasil é pronunciado de forma completamente diferente do falado em outras partes do mundo. Isso mostra que as línguas são formadas por meio da diversidade e por meio de processos dinâmicos. A forma como as línguas funcionam é diferente. Nesse sentido, mesmo que seja o português, o idioma não será unificado quando visto em outras regiões. A linguagem do documentário é simples, então não faz você sentir a passagem do tempo.
O português não é uma língua estática, muda de acordo com o ambiente em que é falado e é um fator de mudança desse ambiente.
significado de palavras como "futuro" como a esperança de um jovem, que quer ir para os EUA para virar um artista
...