A Teoria do Enquadramento
Por: Marina Morena • 25/7/2022 • Resenha • 287 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
Teoria de Enquadramento
Também conhecida como framing, a Teoria de Enquadramento é um dos conceitos fundamentais para se entender as representações sobre diversos assuntos na mídia, sem restrições. É um processo que enfoca determinado ângulo dando a ele ênfase sobre o que é ou não real. Dessa maneira, o enquadramento, a forma como algo é mostrado, pode fazer com que pessoas ajam e tomem uma posição de acordo com as mudanças e acontecimentos na sociedade.
Para compreender do que se trata o enquadramento, é preciso prestar atenção nos efeitos que a comunicação pode causar na sociedade, como ajuda na formação de opinião e imposição de pontos de vistas. Ao grosso modo, podemos dizer que o uso do enquadramento é como “viseira (usadas em cavalos)”, pois limita a visão do telespectador aquilo que a mídia quer transmitir, pode ser comparado ao jornalismo sensacionalista.
Comumente usado no jornalismo, há um enquadramento que pode ser aplicado como forma que se encaixa no “jornalismo sensacionalista”, simplificando problemas complexos pata níveis quase pitorescos, ou seja, tem características marcantes do sensacionalismo
Colocar uma mensagem em enquadramento é selecionar partes da realidade facilmente percebidas e evidencia-los para uma determinada audiência. Isso é extremamente comum na mídia e acontece sempre.
Quando se enfatiza alguns aspectos, outros acabam sendo ignorados de certa forma, mesmo que ambos devam ter a mesma importância. E esse tipo de diferentes abordagens entre fatos, acontece entre indeterminadas áreas e assuntos. Tentando explicar de outra maneira, framing é como moldurar alguns aspectos da realidade, e isso pode ser feito para uma melhor compreensão, ou até mesmo para atender perspectivas e expectativas de uma empresa de comunicação.
É preciso uma melhor compreensão sobre como a mídia pode construir e também destruir um ideal.
...