A importância do papel de negociador em momento de crise
Ensaio: A importância do papel de negociador em momento de crise. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ismaeljr • 22/10/2013 • Ensaio • 742 Palavras (3 Páginas) • 937 Visualizações
1. No gerenciamento de uma crise, a figura do negociador é fundamental. Quem deve ser essa pessoa e qual seu perfil? Uma pessoa só basta? Justifique sua resposta com um texto de 10 a 15 linhas. (3,0 pontos)
Resposta:
Em uma situação de crise, onde se encontra um criminoso com ou sem refém, mas ameaçando vida humana (ainda que apenas a sua), é de extrema relevância o papel do negociador. É ele quem vai manter os diálogos com o causador, servindo de intermediário entre o mesmo e o gerente da crise.
Por tal razão, a doutrina recomenda que o papel do negociador seja desempenhado por um policial com formação em negociação, pois este terá condições (em razão do treinamento e do conhecimento teórico/prático) de proceder da forma mais prudente que leve a solução aceitável da crise. No seu perfil é importante que possua características especiais: conhecimento global da doutrina; respeitabilidade e confiabilidade; maleabilidade; fleuma (serenidade, impassibilidade) e paciência; espírito de equipe; disciplina (intelectual), autoconfiança e autocontrole; comunicabilidade; perspicácia e o mais importante: NÃO POSSUIR PODER DE DECISÃO.
Embora se saiba das dificuldades práticas de cada situação, em situações de crise, recomenda-se a utilização não de apenas um, mas sim, de ao menos dois negociadores, sendo o primeiro o principal e o segundo o auxiliar/anotador. As finalidades primordiais do segundo negociador, são de suprir o primeiro das informações fornecidas pela inteligência, para manter a conversação, bem como substituí-lo quando necessário.
2. Qual a importância de se observar as regras de negociação? Quais os princípios que norteiam um processo de negociação? Justifique sua resposta com um texto de 10 a 15 linhas. (3,5 pontos)
Resposta:
Tendo em vista que tais regras são fruto de estudos realizados a partir de experiências policiais em eventos adversos anteriores e que as mesmas vêm sendo aprimoradas ao longo do tempo, é de suma importância sua observação e correta aplicação em um evento crítico, uma vez que, sua correta utilização pode ser a chave do sucesso da operação. Como princípios que norteiam um processo de negociação, posso citar como prioritários: preservar vidas (de vítimas, e se possível dos criminosos) e aplicar a lei.
De forma mais específica, podemos considerar dentre vários outros, princípios, tais como: - Escolha o momento correto para fazer contato; Estabilize e contenha a situação; Evite negociar cara a cara; Identifique-se como negociador; Estabeleça código de reconhecimento; Evite as palavras tais como: reféns, sequestrados, superiores,
Problema; Ouvir muito e falar pouco, etc.
3. Procedimentos como dedicação integral durante crises, manter as informações atualizadas e devidamente registradas, adaptabilidade a novas situações, são alguns dos requisitos que garantem um clima de harmonia entre o serviço de inteligência e a administração do evento. Quais os relatórios necessários em um processo de crise? Descreva quais os relatos mais importantes e a função desses registros. Justifique sua resposta com um texto de 15 a 20 linhas. (3,5 pontos)
Resposta:
Os relatórios
...