Como conseguir sucesso em uma negociação, e qual é o papel do negociador nesse processo
Artigo: Como conseguir sucesso em uma negociação, e qual é o papel do negociador nesse processo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aryadnne • 6/10/2013 • Artigo • 600 Palavras (3 Páginas) • 391 Visualizações
Como conseguir sucesso em uma negociação, e qual é o papel do negociador nesse processo.
Para atingir acordos mais produtivos é necessário manter a calma. A negociação é uma ferramenta fundamental para concretizar acordos rentáveis e conseguir vínculos de longo prazo. O sucesso de uma negociação depende em grande parte da preparação. A análise prévia permite esclarecer o que se quer conseguir e o que precisa a contraparte. Desta maneira, pode-se ter em mente que concessões se podem fazer para que o acordo funcione. Para atingir o melhor resultado é fundamental explorar alternativas, manter a perspectiva da situação e saber quando sair, se o acordo não responde a seus interesses. Qualquer que seja a situação, a necessidade de ganhar e a incapacidade de ceder devem ficar fora. Invariavelmente o único inflexível devem ser os valores e a ética de quem deseja chegar a um acordo. Pesquise e consiga o maior número de informações possíveis sobre a pessoa, a empresa ou o produto que você vai negociar, para tomar decisões corretas e assertivas. É importante buscar na negociação um relacionamento duradouro que possa levar a nova negociação no futuro. Uma negociação bem sucedida dever ser a ganha-ganha, onde os dois lados atinjam um resultado satisfatório A solução ganha-ganha permite uma relação de negócios com mais ética neste mercado tão cheio de metodologias e táticas de persuasão e pressão.
Nunca pareça desesperado numa negociação. Se seu oponente notar uma fraqueza sua, ele não terá pena: vai usá-la para vencer.
É importante salientar que ao longo deste processo, existe a necessidade de preparar a em presa desde seu início, objetivando uma chance maior de sucesso.
São muitos os fatores que podem levar ao insucesso em uma negociação, iniciando-se pela determinação das condições de mercado e valor estabelecido para o negócio. Outros inúmeros fatores de natureza quantitativa, qualitativa e até mesmo psicológica podem ser agravantes se não forem tratados de forma adequada. Neste sentido, um profissional que atue ao longo de todas as etapas de negociação, prestando a devida assessoria, torna-se importante, tendo como função.
Atender as expectativas de ambos os lados visando o sucesso na negociação
Evitar desgastes e exposições desnecessárias durante o processo;
Agilizar o processo;
Dar o feedback de forma adequada;
Orientar as partes envolvidas em todas as fases e através das documentações pertinentes, etc.
Habilidades essenciais
O negociador deve ter as seguintes habilidades técnicas:
Racionalidade: onde ele não deve deixar a negociação ser levada aos aspectos pessoais;
Foco: o negociador deve centrar a discussão em aspectos relevantes;
Objetividade: ou seja, o negociador deve saber solucionar os problemas da melhor maneira possível;
Investigação: o negociador deve saber elaborar as perguntas, fazê-las e ouvir atentamente
...