As Categorias estéticas
Por: rebeccafragoso • 23/11/2017 • Trabalho acadêmico • 529 Palavras (3 Páginas) • 1.325 Visualizações
Categorias Estéticas ↓
São o conjunto de conceitos relativos aos Juízos Estéticos que exprimem conceitos de julgamentos universais, isto é, juízos ou julgamentos sobre o BELO que abrangem a própria essência da condição humana.
Se referem ao UNIVERSAL, são aqueles valores sobre a BELEZA que iremos encontrar em qualquer grupo humano, não importa em qual época ou em qual local geográfico.
Apresento sete categorias estéticas ↓
KALÓS – Belo físico, belo visível, belo aparente.
Trata-se do belo que se vê, da beleza que podemos apreciar a simples vista, daquilo que nos agrada, do agradável ante nossos olhos, da beleza visual que nos causa prazer só de contemplá-la.
[pic 1]
Uma linda mulher, com um lindo animal. Se enquadra perfeitamente nessa categoria estética, pois é claramente evidente a beleza nessa fotografia.
AGATHÓS – Belo moral, espiritual.
Trata-se de um tipo de beleza que não necessariamente é visível, é o belo espiritual, aquela beleza procedente das qualidades morais, das qualidades espirituais da pessoa, que também só transparece em seus atos.
[pic 2]
Uma atitude admirável, feita em prol da felicidade de crianças doentes. Essa imagem se adequa a categoria pois é um tipo de beleza que vai além das aparências, e sim com o interior dos envolvidos.
GROTESCO – Deformação com finalidade expressiva.
Tem por finalidade provocar medo, espanto, nojo e, na maioria das vezes, riso. É caracterizado pelo rebaixamento de valores, fazendo referência a dejetos, excremências, partes íntimas do corpo, deformações físicas, em fim, palavras, sons, imagens e tudo o que vá no sentido oposto do que é considerado "politicamente correto".
[pic 3]
Essa imagem representa o grotesco da melhor forma: causando um alvoroço na mente e no estômago.
PULCRO – Religiosidade, sagrado, amor a Deus.
[pic 4]
Imagem representando religiosidade, fé, devoção.
SUBLIME – Espetáculos naturais, amor à natureza.
Designa uma qualidade de extrema amplitude ou força, que transcende o belo. O sublime é ligado ao sentimento de inacessibilidade diante do incomensurável. Como tal, o sublime provoca espanto, inspirado pelo medo ou respeito.
[pic 5]
Essa imagem expressa a grandiosidade da natureza, seu incrível espetáculo natural que nos desperta admiração, respeito entre outros sentimentos imensuráveis.
ANDROGENIA – Ambiguidade sexual.
Se refere a pessoas do sexo masculino e feminino que possuem características físicas que fazem com que se apresentem semelhantes ao sexo oposto.
[pic 6]
Na foto, David Bowie, ícone andrógino. Uma das maiores referências dessa categoria. Fica evidente a sua ambiguidade.
VEROSSIMILHANÇA – É uma idealização da realidade, da verdade. Ou seja, a verossimilhança falseia a realidade, disfarça a verdade.
[pic 7]
Na primeira imagem, imperfeições na face, evidenciando a realidade. Na segunda, já aparece a face perfeita, excluindo qualquer defeito.
Padrões Estéticos ↓
São o corpo teórico, ou conjunto de conceitos e definições que sintetizam o juízo estético de um determinado período histórico-artístico. Se referem ao particular, à maneira como cada pessoa e cada grupo humano em particular acatam as normas ou padrões referidos a um momento histórico específico ou restringidos a um local geográfico determinado.
...