As Relações Públicas Na Gestão De Imagem
Por: LUCAS HENRIQUE DE SOUZA SILVA • 12/4/2020 • Projeto de pesquisa • 1.405 Palavras (6 Páginas) • 168 Visualizações
FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO
RELAÇÕES PÚBLICAS - 4° SEMESTRE – NOTURNO
LUCAS HENRIQUE DE SOUZA SILVA
PROJETO DE PESQUISA
As relações públicas na gestão de crise de imagem: Análise das postagens da marca Trident durante o Lollapalooza de 2016.
São Paulo
2019
LUCAS HENRIQUE DE SOUZA SILVA
PROJETO DE PESQUISA
As relações públicas na gestão de crise de imagem: Análise das postagens da marca Trident durante o Lollapalooza de 2016.
Projeto de pesquisa apresentado como componente curricular para disciplina de Metodologia Científica da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação.
Profº Dr Cleusa Sakamoto
São Paulo
2019
TEMA
O tema proposto trata de uma crise de imagem da marca Trident no evento do Lollapalooza em 2016 e a relevância da atuação das relações públicas na tratativa deste problema face a opinião pública.
PROBLEMA DE PESQUISA
O estudo irá tratar de analisar o papel das relações públicas em meio a uma crise de imagem em meio a postagens feitas pela Trident no evento do Lollapalooza.
Qual a maneira que a Trident enfrentou esta crise de imagem gerada no Lollapalooza, a busca pela diminuição dos efeitos negativos e do fortalecimento da imagem positiva frente à opinião pública em meio ao ambiente das mídias digitais.
OBJETO DE ESTUDO
O objeto de estudo será a gestão de crise, mais especificamente na redação publicitária na página oficial da Trident no Facebook durante o evento Lollapalooza no ano de 2016.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
O estudo tem como objetivo geral definir o valor da gestão de crise a partir do caso real da marca Trident que notou a necessidade deste serviço imprescindível, por conta de uma dificuldade envolvendo sua imagem.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Compreender quais os fatores que causaram a crise de imagem da Trident no Lollapalooza
Reconhecer as oportunidades geradas a partir de uma crise
Entender o papel das relações públicas no posicionamento da marca
Analisar a opinião pública em meio a crise de imagem
JUSTIFICATIVA
A relevância deste estudo é ampliar o estudo da gestão de crise oferecendo conhecimento sobre a importância dos profissionais da área da comunicação e as empresas como pode ser imprescindível ter um profissional de relações públicas com experiência em gerenciamento de crise para reverter ou diminuir minimamente as consequências causadas por uma crise de imagem.
HIPÓTESES
Com base na análise de livros e sites, algumas questões sobre a gestão de crise nortearam essa investigação, são elas:
Uma crise de imagem pode causar danos irreversíveis a uma marca com sólida reputação no mercado.
As mídias sociais são uma ferramenta com grande potencial para a manipulação de opinião.
Através do trabalho das relações públicas é possível reverter uma crise em oportunidade de crescimento.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Situações que de alguma forma, transformam a imagem de uma empresa negativamente causando uma crise de imagem, a empresa se torna vilã perante a opinião pública e, para essa crise ocorrer não precisa de um catástrofe como a queda de um avião, no caso da marca Trident durante o evento musical do Lollapalooza em 2016, bastaram algumas postagens na página oficial da marca para dar início a revolta dos seguidores frente ao conteúdo compartilhado originando uma crise de imagem para o desespero da Trident. Com os avanços das novas tecnologias, o mundo está conectado vinte e quatro horas por dia, devido a esse fator as crises se tornaram instantâneas, no ambiente virtual em minutos são contabilizados mais e mais compartilhamentos de opiniões dos usuários.
Com tanta rapidez o papel das relações públicas precisa ser estabelecidas rapidamente para um posicionamento assertivo a esse respeito Rosa (2001) declara:
A administração de crises leva em conta que as grandes crises exigem a adoção de ações imediatas, assim que se tornem explícitas, pois é fundamental que os agentes envolvidos produzam iniciativas, buscando o correto posicionamento perante a opinião pública ( p.101).
Em contrapartida existe o lado positivo desta situação, novas tecnologias como as mídias sociais proporcionam um posicionamento mais rápido que torna a vida útil de uma crise menor, porém é necessário tomar uma posição em face desse momento crítico, Caldini (2000, p4) alerta “Se você não falar, alguém – o bombeiro, o faxineiro, a dona Maria – vai falar por você, só que não necessariamente a verdade. Mentir, jamais.” por isso é tão importante o trabalho do profissional de Relações Públicas com experiência em gestão de crise, após a repercussão das postagens da marca Trident que despertaram efeito negativo, por meio de fotos dos participantes do evento sendo ridicularizados através de legendas com teor ofensivo.
É impossível falar de crise nos meios digitais sem entender essa velocidade brutal. O grande signo do nosso tempo é a velocidade. A gente não pode ter pressa, mas tem que
...