As Teorias da Comunicação Resumo
Por: Viviane Badke • 12/1/2020 • Exam • 1.174 Palavras (5 Páginas) • 241 Visualizações
Estudos Culturais
A tradição dos estudos culturais é ampla. Segue-se o recorte feito pela a autora para pensar a mídia nesse espectro.
Origens: Centro para Estudos Culturais Contemporâneos; Escola de Birminghan, Inglaterra – década de 1960.
Eixo principal: As relações entre a cultura contemporânea e a sociedade, suas formas culturais, instituições e práticas culturais, bem como suas relações com a sociedade e as mudanças sociais.
Estudos culturais: Configuram uma área em que diferentes disciplinas interatuam, visando o estudo de aspectos culturais da sociedade.
Divergência tanto com o Funcionalismo quanto com a Teoria Crítica:
- Onde o funcionalismo via um grande organismo vivo, tendendo ao equilíbrio, no qual os conflitos eram tratados como anomalia ou onde a Teoria Crítica via uma sociedade dominada, submetida completamente ao poder do capitalismo e da mídia, os Estudos Culturais vão ver o conflito, a luta, a disputa por hegemonia de classes, setores e blocos diferenciados.
Principais nomes:
- Richard Hoggart: Foco em materiais culturais antes desprezados vindos da cultura popular e dos meios de comunicação de massa. No âmbito popular além de submissão existe resistência
- Raymond Williams: Impacto cultural dos meios massivos; pessimismo em relação à cultura popular e aos meios de comunicação de massa
- Edward Thompson: Cultura: constituição da vida cotidiana, indivíduo em primeiro plano, assim como para Williams; mas entendia ela como um “enfrentamento entre modos de vida diferentes”.
- Stuart Hall: Investigação de práticas de resistência de subculturas e análises dos meios massivos, identificando seu papel central na direção da sociedade
- Abrangem dessa forma: relações entre cultura, história e sociedade.
- Afirmam que através da análise cultural da sociedade (formas textuais e práticas documentadas de uma cultura) pode-se reconstituir o comportamento padronizado e as ideias compartilhadas por homens e mulheres que produzem e consomem os textos e as práticas culturais daquela sociedade.
- Produção ativa da cultura e não um consumo passivo.
Cultura: Manifestação heterogênea e diferenciada, não apenas sabedoria recebida ou experiência passiva, mas grande número de intervenções ativas (notadas pelo discurso e pela representação). Relação entre produção, distribuição e recepção culturais E práticas econômicas.
- A cultura não é dependente das relações econômicas, mas tem influência e sofre consequências das relações político-econômicas
- A sociedade e composta por diversas forças que competem e estão em conflito: econômicas, políticas e culturais
- Conceito expandido de cultura: envolve os rituais da vida cotidiana, instituições e práticas, ao lado das artes – constituem uma formação cultural
- Assim, a cultura popular alcança legitimidade – lugar de crítica e intervenção
Exibe como tendência o questionamento ao estabelecimento de hierarquias entre formas e práticas culturais (cultura alta/baixa; inferior/superior)
- Alta: atividades culturais dos ricos ou elite: ópera, ballet, sinfonia, boa literatura, arte fina
- Baixa: O restante. Vídeos musicais, programas de TV, grafite, filmes populares etc.
- Procuram romper essa polarização para um melhor entendimento do papel dos meios de comunicação
Princípios:
- culturas vividas como projeto distinto de estudo
- as classes populares possuíam suas próprias formas culturais
- o estudo da cultura não poderia ser confinado a uma disciplina única.
Convicção: impossível abstrair a análise da cultura das relações de poder e das estratégias de mudança social
Terreno de investigação: Temas vinculados à cultura popular e aos meios de comunicação de massa. Posteriormente: temáticas relacionadas às identidades, sejam elas sexuais, de classe, étnicas, geracionais etc.
- No início dos anos 1970: Estudos dos meios: análise da estrutura ideológica da cobertura jornalística, especialmente
- Efeitos dos meios deduzidos a partir da análise textual das mensagens emitidas pelos próprios meios
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