As Teorias de Educação
Por: Lirico • 3/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.816 Palavras (12 Páginas) • 1.333 Visualizações
Stela Adelaide Francisco Boa
1° Ano Licenciatura em Ensino Básico Tema: Teorias espiritualistas da educação Universidade UniLicungo Quelimane Agosto de 2019 |
Stela Adelaide Francisco Boa 1° Ano Licenciatura em Ensino Básico
Tema: Teorias espiritualistas da educação Trabalho de carácter avaliativo, a ser entregue ao Departamento de ciências de educação na cadeira de Teoria de educação, recomendado pelo Dr. Paulo Calima Universidade UniLicungo Quelimane Agosto de 2019 |
Índice
1. Introdução e objetivos 5
1.1 Introdução 5
1.2 Objetivos 6
2. Metodologia 6
3. Teorias espiritualistas da educação 7
3.1 Historia e Problema 7
3.2 Princípios da educação espiritualista 8
3.3 Teorias de designação da educacao 9
6. Conclusões 13
7. Referencias Bibliograficas 14
Resumo
O presente trabalho de revisão da literatura tem como objetivo geral trazer uma abordagem sobre teorias de educação, concretamente as teorias espiritualistas da educação mencionando aspetos conceitos, origem dessas teorias . A metodologia do presente estudo é baseada na consulta literária de vários artigos que falam sobre teorias de educação e prespectivas de desenvolvimento social assim como da educação multicultural. Vivemos num período em que as questões sobre as orientações a serem dadas à educação estão vindo de todos os lugares. Todos estão se perguntando sobre a natureza da mudança educacional. Qual teoria da educação deve ser escolhida? As teorias contemporâneas da educação tentam responder a essas questões. Com efeito, este trabalho apresenta uma síntese teorias da educação concretamente a teoria espiritualista que atualmente inspiram as reflexões e inovações em vários países.
Introdução e objetivos
1.1 Introdução
O trabalho a seguir aborda sobre as teorias espiritualistas da educação. Teoria é, no âmbito dos estudos sobre educação, “frequentemente, uma imagem que serve de referência, incitadora ou inibidora, da transformação organizacional”. Ela é também a representação simbólica daquilo que é a educação e daquilo que ela deveria ser. A mudança em educação está assente em quatro elementos através dos quais foram tratadas as imagens organizacionais: o sujeito, a sociedade, os conteúdos a ensinar e as interacções entre os três pólos. No sujeito estão centradas as correntes espiritualista e personalista. A espiritualista assenta na relação transcendental e espiritual entre o homem e o Universo. É o sujeito que procura uma dimensão espiritual da sua relação com o Universo através das suas intenções e intuições (religiões e filosofias metafísicas que orientam as reflexões deste pensamento educativo). A corrente personalista, também denominada humanista, libertadora ou organicista, focaliza a dinâmica interna da pessoa, assim como as suas necessidades, aspirações, desejos e energia.
A ação educativa tem um importante contributo a dar aos processos de desenvolvimento global, integrado e qualitativo das regiões rurais, fundamentalmente, numa perspetiva de o processo de desenvolvimento coincidir com um processo coletivo de aprendizagem. Podemos considerar que esta visão de Educação é a que melhor se harmoniza com o desenvolvimento local.
A educação para a cidadania salienta-se no contexto educativo atual como o campo adequado para enfatizar e estimular as competências que conduzem os seus protagonistas à intervenção e à participação cívicas, voluntárias, ativas e efetivas, em iniciativas e projetos da comunidade, por via dos domínios profissional, pessoal ou como mero cidadão. Cada um, individualmente e em grupo, empenha-se, dinamicamente, na construção da sua própria consciência cívica.
1.2 Objetivos
1.2.1 Geral
- Descrever sobre as teorias espiritualistas da educação
- Específicos
- Compreender sobre os conceitos, composição e características das teorias espiritualistas da educação
- Identificar os principais autores e entender sobre as origens destes movimentos
2. Metodologia
Para o presente estudo o método usado foi a pesquisa bibliográfica que consistiu em várias visitas em plataformas online e consultas de artigos que melhor arrolavam sobre o assunto, através de leituras aprofundadas e seleção de texos e parágrafos que melhor satisfazem os objetivos traçados. A metodologia é um conjunto de métodos pelos quais se rege uma investigação científica, por exemplo, para esclarecer ou explicar melhor um conceito, o método é o procedimento indicado que determina a realização de determinados objetivos.
3. Teorias espiritualistas da educação
Estas pertencem a uma das mais antigas correntes educativas, mas que ressurgiram nos anos 80, abrangendo essencialmente a dimensão espiritualista da educação da vida na Terra e o sentido da vida. Estas teorias da educação centralizam-se na relação do ser com o Universo, numa perspectiva religiosa ou metafísica, em muito influenciadas pelas religiões e pelas filosofias orientais. Consistem na libertação daquilo que é conhecido por parte da pessoa, através da contemplação e da meditação. Os seus elementos estruturantes são os valores espirituais inscritos na pessoa, ou seja, o autoconhecimento. Os valores primordiais são a bondade, a justiça, o amor e a beleza. Estas teorias ultrapassam as distinções entre o sujeito e o Universo, na medida em que os dois formam um só. Não é o indivíduo que está no centro desta abordagem, nem é ele o cerne da pedagogia, mas sim a sua transcendência do sujeito, a sua relação com o divino. O Eu desaparece na sua relação com o Universo. A educação transcendental consiste na libertação das dicotomias Objecto/Sujeito e Indivíduo/Universo para alcançar a Unidade. Assenta na escuta, na receptividade, na intuição, no amor, o dom de si mesmo e na sinergia espiritual.
...