Avaliação Ampla de Desempenho Humanidades
Por: EngenLarissa • 27/5/2023 • Trabalho acadêmico • 502 Palavras (3 Páginas) • 81 Visualizações
1°- Avaliação ampla de desempenho:
Nota: 10/15
Justificativa: No meu dia a dia, busco sempre fazer as coisas como devem ser feitas, sempre dando o melhor de mim, seja no trabalho ou em casa, e quando é atribuído a mim, algo que não tenho conhecimento ou não sei fazer, tento pesquisar sobre o assunto ou procurar alguém mais capacitado do que eu para poder me ajudar ou orientar, com isso posso adquirir novos conhecimentos e aprender novos conceitos da situação/problema. Lido com pessoas diversas que tem pensamentos, culturas diferentes, mas sempre busco ouvir, aceitar e assimilar as opiniões contrarias, e acima de tudo respeitar. Com a disciplina, pude ter mais conhecimento de conceitos de problemas reais, que muitas das vezes passam despercebido, pelo motivo, de muitos da sociedade não dar o seu real valor aos problemas culturais, raciais e de vivência num todo de outras pessoas. Podemos colocar a questão também da empatia, muitos não se colocam no lugar do outro. Pude abrir a mente, para pensar, e questionar a mim mesma, sobre fatos que acontecem no dia a dia, coisas simples, mas, que tem muita importância para evolução da sociedade como num todo, e que não tem muito valor para algumas pessoas, por exemplo, questões de racismo, machismo, hierarquia etc. E esses conhecimentos posso aplicar não somente no trabalho, mas com os familiares, amigos.
2°- Temática: Decolonialidade
Vivemos em “uma associação entre indivíduos que compartilham valores culturais e éticos e que estão sob um mesmo regime político e econômico, em um mesmo território e sob as mesmas regras de convivência” denominado como sociedade. Onde lidamos com situações diversas; lidamos com pessoas diversas; com pensamentos diferentes; com culturas diferentes; e mesmo com a modernidade representando novas invenções, avanço social, econômico, cultural, entre outros. Podemos ver que ainda existe paradigmas na sociedade como num todo. E apesar de uma evolução teoricamente avançada, acontece muito de, ainda existir um certo preconceito por parte da sociedade onde muitos não sabem lidar com as diferenças impostas no dia a dia comum a outros seres.
Porque disso ainda, porque viemos de uma cultura atrasada pelo fato de não se assemelhar com os costumes e padrões existentes em relação a outras grandes nações; e atualmente com o mundo evoluído seja culturalmente, artisticamente, e com vários meios de transmissão de conhecimentos, muitos seres ainda não conseguem evoluir, devido ao conforto dos pensamentos, ou até mesmo pelo ciclo de pessoas a qual convive e que tenham uma mesma linha de raciocino fechado a novos conhecimentos e conceitos.
Com a proposta decolonial que sugere “um pensamento que se desprende de uma lógica de um único mundo possível (lógica da modernidade capitalista) que se abre para uma pluralidade de vozes e caminhos e que se trata de uma busca pelo direito à diferença e a uma abertura para um pensamento-outro”. Podemos partir para uma luta de mudanças e busca da igualdade. Para buscarmos, o não logico como estamos acostumados. Todos temos direitos e deveres, não importa sua origem, raça, ou orientação a qual se define.
...