CLARISSE LISPECTOR
Por: LUCAS971508 • 9/6/2015 • Bibliografia • 1.017 Palavras (5 Páginas) • 230 Visualizações
COLÉGIO CAETANO ÁLVARES
ENSINO MÉDIO
CLARICE LISPECTOR
DIEGO TURAZZA COSSU
FELIPE VAZ CRISTOVÃO
LUCAS GONÇALVES
São Paulo
2014
DIEGO TURAZZA COSSU
FELIPE VAZ CRISTOVÃO
LUCAS GONÇALVES
CLARICE LISPECTOR
Trabalho apresentado a disciplina Literatura com pré-requisito Formativa do curso do Ensino Médio
Professor(a): Patrícia Ferracioli
SÃO PAULO
2014
RESUMO
Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, mudou-se com sua família para o Brasil em 1926.
Quando ingressa na literatura, estava na época da terceira fase do modernismo onde reúne características inconfundíveis como a liberdade de expressão, contextualização e inclusão do cotidiano, linguagem coloquial e novas técnicas de escrita.
Clarisse tinha como principal característica em suas obras, tentar compreender a alma pela psicologia, ou seja, um lado oculto do ser humano, em que se valoriza o silêncio e o mistério. Suas obras não apresentavam uma ordem cronológica, mas sim ordem psicológica, fazendo com que até mesmo os personagens não se apresentassem fisicamente, somente psicologicamente.
Sumário
1 Introdução 5
2 Clarice Lispector 6
3 A hora da Estrela 7
5 Conclusão 8
6 Referencias 9
5
- INTRODUÇÃO
Este trabalho possuirá as principais características de Clarice Lispector, uma das maiores escritoras da terceira geração do modernismo, contento a época do movimento, o que estava ocorrendo no período e as principais características.
O trabalho também possui um breve resumo sobre um dos livros de Clarisse Lispector, contendo suas principais características literárias.
6
2 Clarice Lispesctor
Nascida na Ucrânia em 1925 veio com sua família para o Brasil em 1926. Ao deixar sua aldeia natal, logo se instalou no Recife onde passou toda sua infância. Inscreveu-se para o exame no Ginásio Pernambuco, que ao mesmo tempo escrevia pequenas historinhas para o Diário de Pernambuco, tendo todas suas histórias recusadas na parte especial para crianças.
Quando ingressa na literatura, Clarice participa da terceira fase do modernismo (1945-1960), rompendo com o tradicionalismo, ao mesmo tempo em que acontecia o novo plano político e regime liberal populista; rompimento das relações diplomáticas do Brasil com A Rússia e contexto de guerra fria dos Estados Unidos e Rússia.
Clarice Lispector faz parte da terceira fase do modernismo, que começou em 1945 e estudiosos consideram que o movimento se estende até os dias de hoje como Pós-Modernista, porém artigos compreendem que o período durou entre 1945 e 1960. Tal período tinha como característica prosa urbana, prosa intimista e prosa regionalista, com certa renovação formal. Clarisse tinha em relação ao movimento que ao invés de falar fatos, tem em suas obras como as pessoas percebem os fatos.
Clarice Lispector influencia dois movimentos, a fuga e a concentração, ao lado do centramento, as linhas em desordem, ela influencia esses dois movimentos por varias características, demonstra tensões freqüentes e faz um jogo de espelhos, onde sempre haverá um contraste das obras.
Lispector tinha como principal característica era tentar compreender a alma pela psicologia, ou seja, um lado oculto do ser humano, em que se valoriza o silêncio e o mistério. Durante o tempo de “esvaziamento da cabeça” (fim de uma obra e começo de outra), Clarice sofria por não estar escrevendo, que era sua maior paixão.
...