COMO REDIGIR UMA CENA
Por: Leandro Rocha • 7/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 858 Palavras (4 Páginas) • 192 Visualizações
Como redigir uma cena?
(autor: Prof. Leandro V. Maciel)
• Escreva sempre no presente e na terceira pessoa. • Descreva apenas aquilo que será visto e ouvido pelo público. Não decupe e não faça indicações para a câmera. Deixe isso para o diretor. • Aprenda as partes que consTItuem a cena e suas funções. As partes básicas são: cabeçalho, descrição de ação, nome do personagem, indicações (rubricas), diálogos e efeitos de edição (consulte o exemplo abaixo, ou cheque sua aposTIla) . • Uma dica geral é evitar os extremos: evite o excesso de detalhes: “A sala de reunião tem uma mesa de 3 metros por 2, de mogno de 100 anos. Há 17 senhores engravatados, sendo que o terceiro deles veste uma camiseta colorida, e usa um anel no dedo anelar da mão esquerda.” Evite também a escassez, a linguagem muito telegráfica: “Reunião da empresa”. Note que as duas descrições são para a mesma cena.
• O primeiro passo para definir a cena é redigir o cabeçalho. Com poucas variações, este deve informar: o TIpo de cenário (interna, externa ou ambos), a locação (normalmente dois itens bastam, como QUARTO- CASA DE FULANO) e a condição de luz (dia, noite, amanhecer/ entardecer- estes dois úlTImos tem condição de luz semelhante). Apenas numere o cabeçalho, não escreva ao lado do número “cena” ou “sequência”
• Algumas vezes, alguns roteiristas incluem no cabeçalho a expressão TEMPOS DEPOIS ou MAIS TARDE (use só quando julgar extremamente necessário, para indicar que o tempo passou, mas o resto da cena está exatamente igual).
• Depois do cabeçalho, normalmente vem a descrição de cena. O padrão é descrever primeiro O AMBIENTE, com alguns detalhes espaciais (“sala ampla, com uma longa mesa de reunião”). Na sequência, descreva QUEM SÃO OS PERSONAGENS EM CENA, depois ou conjuntamente O QUE ELES ESTÃO FAZENDO. Evite iniciar a cena diretamente por uma fala (a não ser que haja um bom moTIvo para isso).
• Feita a descrição, passamos para os diálogos. Na formatação correta, temos, centralizados, o NOME DO PERSONAGEM (em maiúsculo) e A FALA. Eventualmente, usa-se indicações (ou “rubricas”) entre o nome do personagem e a fala. Isso ajuda a
entender variações de tom nas falas (se o sujeito é irônico, se está sendo sério). Pode-se usar para incluir ações que devem ser ditas simultaneamente à fala:
FULANO
(enquanto se coça intimamente) A vida é um tédio...
• Aprenda a distribuir bem suas ações. Não as concentre demais no início da cena. Procure intercalar diálogo e ação. As pausas também são importantes: personagens não são máquinas de falar e fazer coisas sem parar. Explore bem as pausas.
• Na descrição de ação, é bom usar MAIÚSCULAS quando: um personagem entra ou sai de cena (SAI FULANO, ENTRA BELTRANO), quando há um ruído em destaque (OUVE-SE UM TIRO), ou quando você deseja que o diretor destaque alguma ação ou imagem (VÊ-SE UM ANEL DE NOIVADO NO DEDO DE FULANO).
• - Sobre diálogos: este é o campo do “impreciso” em roteiro, já que muita coisa interfere nas falas. Estado emocional do personagem, situação em que ele se encontra, esTIlo próprio, vocabulário. Basta
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