Funções da comunicação organizacional
Artigo: Funções da comunicação organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 310456 • 18/9/2014 • Artigo • 744 Palavras (3 Páginas) • 345 Visualizações
A comunicação organizacional são processos através do qual os membros da organização obtêm informações sobre a organização. Ela abrange todas as formas de comunicação utilizadas para relacionar-se e interagir com seus públicos, engloba relações publicas estratégias organizacionais marketing corporativo, propaganda corporativa, comunicação interna e externa, enfim um grupo de atividades voltadas fundamentalmente para o publico ou segmento com as quais a organização se relaciona ou depende.
A empresa é um sistema aberto para o exterior que tem de corresponder ás expectativas dos seus públicos, uma organização esta sempre a comunicar a sua imagem, o que se pensa dela e também a comunicação tem o papel de desempenhar algumas funções dentro das organizações.
A função informativa que tem como finalidade de vincular o conhecimento da empresa e é essencial para na gerar efeitos perversos motivados por uma informação deficiente.
A função de integração para desenvolver nos colaboradores o sentimento de inclusão num grupo e vincular os valores da empresa ao público interno e externo.
A função de retroação que é o retorno das mensagens enviadas, permitindo o diálogo, que através dele o público interno expressa o seu descontentamento ou satisfação.
A função comportamental que é uma comunicação interna para indicar ordens claras para todos os colaboradores evitando assim desperdício de tempo.
Para que estas funções sejam de claras e objetivas para cada público, as organizações junto com a equipe de comunicação usam ferramentas como boletins gerados para os colaboradores, revistas com noticias sobre a empresa, mensagens diretas para cada público utilizando meios de comunicação como internet, televisão, radio e jornais.
As organizações utilizam a comunicação como uma ferramenta fundamental para a obtenção de excelentes resultados e no aumento da produtividade, para motivar os funcionários e acabar com o desperdício de tempo e evitar falhas no processo como um todo.
Os executivos que querem obter sucesso organizacional dirige sua atenção para o público interno, pois este é o responsável pela sustentação da organização, pois é por meio do desempenho de suas funções que a organização alcança seus objetivos e metas. È preciso desenvolver os canais mais adequados para cada tipo de mensagem e para cada público.
A comunicação interna é considerada de extrema importância para uma boa gestão organizacional, visto que integra os recursos humanos às tarefas a serem executadas, além de estimular a motivação das pessoas com o intuito de compartilhar estratégias e agregar valor a organização.
Constitui uma ferramenta estratégica que compatibiliza interesses à medida que compartilha valores, promove o diálogo, a troca de informações, de experiências e a participação de todos os níveis organizacionais e promove ações voltadas principalmente aos clientes internos.
A comunicação deve ser realizada de forma direta, adequada, precisa, clara e objetiva, pois se assim não for, causará vários transtornos, comprometendo a produtividade da organização, individualmente de um setor ou da organização como um todo e pode gerar conflitos em um ou entre mais departamentos, além da perda de tempo para reverter situações criticas.
Se não houver a comunicação
...