GUIÃO DE EXPLORAÇÃO DE FILME
Por: Joao Relvas • 29/5/2016 • Resenha • 887 Palavras (4 Páginas) • 491 Visualizações
[pic 1] | AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PROENÇA-A-NOVA - 160799 Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca Direcção Regional de Educação do Centro |
GUIÃO DE EXPLORAÇÃO DE FILME
[pic 2]
Filme : Batalha em Seatlle
Realizador: Stuart Townsend
Intérpretes : André Benjamin, Chaning Tatum;
Charlise Theron; Jennifer Carpenter, Woody
Harrelson Ray Latiota, Martin Henderson,
Michelle Rodriguez,;
Ano de Realização: 2007
Sinopse:
1999. Dezenas de milhares de pessoas vão às ruas de Seattle, em protesto contra a Organização Mundial de Comércio. De início o protesto era pacífico, pedindo o fim das conferências da OMC, mas logo se tornou um motim. O resultado foi a classificação de estado de sítio, que fez com que o Departamento de Polícia e a Guarda Nacional adoptassem uma postura de combate aos manifestantes. Pacíficos e desarmados
- Mencione o país e a cidade onde ocorre a acção do filme.
- Estados Unidos da América, Seattle
- Mencione o ano e o mês em que ocorreu o conflito e durante quantos dias.
- O conflito ocorreu em novembro de 1999, durante 5 dias.
- Transcreva o lema dos activistas representado no início do filme por uma faixa pendurada.
- “DEMOCRACY WTO”, em português “Democracia OMC”
- Refira os grupos/ organizações que eram representados pelos activistas/ manifestantes.
- ONG’s nacionais e internacionais, sindicatos, grupos de estudantes, organizações religiosas e anarquistas.
- Descreva a posição/motivação dos ativistas/manifestantes.
- Os manifestantes envolvidos nos protestos tinham motivações e perspetivas políticas distintas. Os humanistas por exemplo protestavam contra aquilo que consideravam ser uma ameaça aos direitos humanos e às políticas de saúde, educação e distribuição de renda nos países mais pobres. As manifestações tinham como objetivo impedir as negociações da OMC, chamando a atenção para a degradação ambiental resultante das políticas desenvolvimentistas estatais e privadas.
- Refira o nome de dois intervenientes nas conferências que defenderam a posição dos mais fracos - os PED.
- Dr. Alex Maric e Dr. Abassi foram dois intervenientes a favor dos países em de desenvolvimento.
- Exponha a posição de um desses intervenientes.
- Dr. Alex Maric trabalhou em Africa no projeto médicos sem fronteiras, tinha como objetivo alertar sobre o preço dos medicamentos contra a SIDA, ou seja, pretendia que a saúde pública venha antes do interesse comercial e isso seria importante para a sobrevivência de milhões de pessoas
- Os manifestantes utilizaram várias formas de actuação durante as manifestações, indique três delas.
- Os manifestantes bloquearam as principais ruas que davam acesso ao Centro das Convenções, vandalizaram lojas e utilizaram cartazes.
- A polícia reagiu às manifestações levando a cabo várias acções, indique três delas.
- A polícia utilizou gás lacrimogénio, balas de borracha e granadas de modo a reprimir as pessoas para desbloquearem as ruas principais da cidade.
- Explique o que é a OMC e o papel que ela tem/deveria ter na globalização.
- A OMC é constituída por 151 países, controla 90% do comércio mundial, impõe leis e pune países que não as cumpram, ajuda países em desenvolvimento.
- Com base no filme indique três aspetos negativos associados à globalização.
- Os três aspetos negativos associados à globalização são o aumento das desigualdades económicas e sociais, precariedade dos operários (trabalho mau remunerado, muitas horas de trabalho) e também a perda de autoridade dos governos para grandes empresas.
- Com base no filme, elabore um texto em que exponha a sua opinião fundamentada relativamente ao fenómeno Globalização
O fenómeno da globalização é algo que não é recente, tem por de trás um passado que terá começado no século XV, com o início das primeiras trocas comercias (mercantilismo), mas nos finais do século XX e início do século XXI a globalização ganhou uma maior expressão. É um processo que traduz a forma como os países interagem entre si. É a “aproximação” e interação de pessoas de todo o mundo, tendo em conta aspetos económicos, políticos, sociais, culturais.
No filme é visível o movimento anti-globalização, através das manifestações que contestam um dos principais agentes da globalização, a organização internacional (OMC). No início do filme é feita uma síntese do papel da OMC, que pretendia criar um comércio livre e global entre os países e ajudando os países em desenvolvimento, em que esse movimento anti-globalização defendia precisamente o contrario, ou seja, consideravam uma ameaça aos direitos humanos e às políticas de saúde, educação e distribuição de renda nos países mais pobres, na ótica dos ambientalistas as manifestações tinham como objetivo barrar as negociações da OMC, já no caso dos sindicatos dos operários a OMC traria desigualdades nos direitos dos trabalhadores, pois na minha opinião as empresas (principalmente as Empresas transnacionais) mudam a produção para países onde a mão-de-obra seja mais barata, ou seja, os trabalhadores são mal remunerados e muitas das vezes fecham unidades de produção num país e abrem noutro país, ficando pessoas no desemprego.
...