O Questionário Comunicação Empresarial
Por: Barbara Gonçalves • 19/10/2020 • Trabalho acadêmico • 5.231 Palavras (21 Páginas) • 327 Visualizações
- O que é comunicação? R: significa partilhar, dividir, tornar algo comum associar, trocar opiniões
- Por que nos comunicamos? R: Sobreviver, integrar, cooperar, satisfazer necessidades, relacionamento, nos sentir aceitos dar e receber informações vender/comprar
- Como é o processo da comunicação segundo Philip Kotler? R: Emissor, Codificação, Mensagem, decodificação, receptor
- O que é ruído e cite quais os tipos de ruídos? R: Ruído: tudo aquilo que afeta o canal. Psicológica, perceptual, fisiológica, ambiente com barulho excessivo, pouca luz, movimentação de pessoas, etc. tipos de linguagem e de vocabulário utilizados, sequência lógica, velocidade de emissão, etc.
- O que é ruído psicológico – dê exemplos? R: Quando envolve o estado mental e emocional: preocupação, stress, descontentamento, etc.
- O que é ruído perceptual – dê exemplos? R: Quando diz respeito concepção de mundo e de pessoa, a formação cultural religiosa, preconceitos e estereótipos.
- O que é ruído fisiológico – dê exemplos? R: Dor de cabeça (e outras), dificuldade visual ou auditiva.
- Segundo Stephen P. Robins, o que é feedback? R: FEEDBACK= Informação direta e clara que o indivíduo obtém sobre a eficácia do seu desempenho na execução das atividades inerentes ao cargo que ocupa.
- Feedback é igual à avaliação? Por quê. R:É o resultado da percepção de alguém sobre o comportamento do outro.
AVALIAÇÂO reflete um juízo de valor, visto a comparação que se faz entre o que ou quem está sendo avaliado com um parâmetro de referência. - Feedback é igual a verdade absoluta? R: Falso. A percepção é subjetiva e, por isso, algo que é fruto dela nunca será uma verdade absoluta. Utilizamos balizadores para nos orientar no processo de observação.
- Feedback precisa ser assertivo? R: Verdade. Um feedback dado com assertividade traduz a percepção de que m o dá, de forma autêntica, pontual e direta, pautando na sinceridade e cortesia.
- Receber feedback é igual a ouvir calado? Por quê. R: falso. Quem dá feedback deve deixar aberto o canal de diálogo para que o outro tenha a oportunidade de fala. também
- Por que o Feedback tem que ser eficaz? R: As pessoas precisam saber como são para poder investir em suas melhorias e, assim abandonar as práticas que não contribuem com o crescimento e reforçar os seus pontos fortes.
- Cite os motivos para darmos feedback. R:Aprovar ou reprovar a mensagem recebida, demonstrar inteligência e habilidade, repreender ou elogiar o interlocutor, desabafar e sentirmo-nos aliviados, ajudar a outra pessoa a alcançar seus objetivos de maneira mais efetiva, Expressar consideração e apreço.
- Quais as dificuldades em dar feedback R: ° desconhecimento do assunto
° inexistência de meios de comunicação
° falta de ambiente favorável ao dialogo
° incompreensão do receptor- linguagem
° dificuldade em expressar-se
° inabilidade para receber o momento
° medo de magoar e desapontar o outro
° receio de receber punições retaliações.
° temos de ser mal interpretado. - Quais são dificuldades em receber feedback R: ° despreparo
° falta de abertura para o diálogo
° as pessoas tendem a perceber apenas o que lhes convém
° rejeição a mensagem
° julgamento e preconceito
° não pedir esclarecimento na dúvida - Qual a diferença entre comunicação e informação? R: Comunicação= emissor + mensagem+ receptor + feedback
Informação = emissor + mensagem + receptor - Qual o pensamento de Peter Drucker sobre a comunicação? R: “O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito”.[pic 1]
- Qual a diferença entre ouvir e escutar? R: Ouvir é uma ação passiva e está relacionada aos sentidos, é superficial.
Quem escuta, ouve, mas não necessariamente quem ouve escuta - Qual a definição de Seth sobre escutar? R:É uma habilidade, que pode ser melhorada ou até perdida. perder a capacidade de escutar, no caso, não significa ficar surdo, mas sim ser dominado por aquilo que o autor chama de distribuição digital e sobrecarga de informações, que estariam se tornando uma epidemia em um mundo que está confundindo conveniência por conteúdo, velocidade por significado.
- Qual a diferença entre entender e compreender? R: Entender é perceber intelectualmente não só pela palavra, mas também por gestos, senha, código etc.
Todos entendemos uma pergunta, uma opinião contraria á nossa, um sinal de transito, um olhar insinuante, uma piscada sensual e convidativa um gesto impensado de alguém e até um texto nas suas entrelinhas. - Existem diversos meios de comunicação, quais sendo eles? R: verbal/ oral
verbal/escrita
não-verbal - Qual o resultado quando as empresas utilizam a comunicação verbal e não verbal?
R: gestual, comportamental, olhar expressões faciais riso e sorriso aparecia, postura distancia pontualidade velocidade avisos sonoros cartão de ponto comunicação visual telefone muito baixo ou muito auto . - Dê exemplos de comunicação verbal/Oral
Telefone reuniões palestras, debates, seminários, conferências, convenções, curso, conversa com clientes, superiores e subordinados entrevistas para emprego. - Dê exemplos de comunicação não verbal
R:Gestual, comportamental, olhar expressões faciais, riso e sorriso, aparência, postura distancia, pontualidade, velocidade de fala. Avisos sonoros campainhas: cartão de ponto comunicação visual telefone muito baixo ou muito alto uniforme vestuário toque orientação e proximidade paralinguagem. - Dê exemplos de comunicação não verbal
R:Gestual, comportamental, olhar expressões faciais, riso e sorriso, aparência, postura distancia, pontualidade, velocidade de fala. Avisos sonoros campainhas: cartão de ponto comunicação visual telefone muito baixo ou muito alto uniforme vestuário toque orientação e proximidade paralinguagem. - O que é oratória.
É a capacidade de falar bem, mas só a oratória não é suficiente para uma apresentação em público. - Há uma frase muito interessante de Sir George Jessel, que traduz bem o que a maioria das pessoas sente quando precisam falar em público
R: Nosso Cérebro começa a funcionar desde que nascemos e nunca mais para até que levantemos para falar em público. - Quais são os passos de uma apresentação?
Falar bem precisa-se também que se organize a apresentação, preparandio a passo a passo - Quando escolhemos uma experiência, seja para divagar ou para comunicá-la à alguém, o fazemos predominantemente por um dos sistemas representacionais. Quais são eles.
R: Refere-se aos canais de comunicação representacionais que existem: Visual, auditivo e sinestésico.
31. O que é empresa?
R: Um conjunto organizado que produz, vende e/ou oferece bens e serviços
32. Maria Sevalho em um de seus artigos define comunicação empresarial sendo:
R: Maria sevalho falava sobre a relação da comunicação empresarial tem com a companhia/empresa, com seu público interno, e as estratégias/metodologias para tal interação.
33. Como é dividida a comunicação empresarial? R: Emissor Codificação Mensagem decodificação receptor.
...