O homem cordial
Por: Naveia • 23/9/2015 • Trabalho acadêmico • 313 Palavras (2 Páginas) • 539 Visualizações
Homem Cordial : Exemplos
''O brasileiro é emocional,age deixando a razão de lado,é pouco afeito às leis,confunde o público com o privado,abomina formalidades e despreza a ética,a civilidade e a cidadania.'' (MARCO. A Lenda do Homem Cordial). Percebemos então que o '' homem cordial'' é produto histórico originário da colonização portuguesa e sua estrutura sócio-política-econômica,ainda hoje,preponderante derivada do pensamento patriarcal e escravista.
Essa ''afetividade'' ou ''cordialidade'' pode ser claramente observada em qualquer instituição pública ou privada,como por exemplo: você passa mal,vai a um hospital público,se tem algum parente que trabalha lá,ou conhece alguém importante no cenário político,ou possui alguma ''influência'' no meio social ou político,é atendido de pronto e com a qualidade que requer qualquer atendimento médico,entretanto,se não conhece ninguém,e nem tem inflûencias no local,vai para uma fila(isso quando consegue a ''chance'' de ser atendido) de ''triagem'',após horas esperando,chega a sua vez,então a surpresa,o responsável pela triagem,geralmente mal humorado(a) lhe informa que seu problema não é emergência,portanto, você deverá procurar um posto de saúde próximo a sua casa,ou então,lhe manda aguardar que será chamado em breve,são mais umas horas de espera e o médico na sua vez,nem levanta os olhos da ficha e diz: - Você tem uma virose,vai tomar uma injeção e pode ir embora!
Outro exemplo: Uma mãe vai procurar vaga na escola para a sua filha menor,não encontra,mas... se tuver ''conchavo'', a situação será imediatamente resolvida.
Início de mês,seu salário é depoistado em conta e você precisa ir ao banco pagar uma conta,o banco está lotado,e o que o ''homem cordial'' faz? Dá seu jeitinho,entra na fila preferencial(de idosos,pessoas crianças de colo ou grávidas),ou então,passa a conta para a mão do(a) caixa que é seu(sua) conhecido(a).
Realmente o povo brasileiro é bem ''cordial''.
''O homem cordial'' objetiva através do uso exagerado de diminutivos a quebra de formalidade,da rigidez,visando uma certa ''intimidade'' na busca por ascensão e pela sua sobrevivência numa sociedade marcada pelas aparências,pelos ''favores'',pelas ''influências'',etc.
...