PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Por: dedeisabela • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 369 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
De acordo com Idalberto Chiavenato (2008) “PCP é o programa de máquinas, matéria prima e mão de obra para extrair desse conjunto de recurso um resultado de produção que seja compatível com sua capacidade e previsão de vendas”
PCP (Planejamento e controle da produção), é um processo de formular planos e de como atingi-los, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, recebendo e administrando informações de vários setores para que seja transformada em ordem de produção e ordem de compras.
No PCP são estabelecidos três níveis hierárquicos:
. Nível Estratégico (Longo prazo).
. Nível Tático (médio prazo).
. Nível Operacional (curto prazo).
Tendo pontos importantes tais como: Previsão de demanda, Planejamento de recursos de longo prazo, planejamento agregado de produção, planejamento mestre da produção, planejamento de materiais, planejamento e controle da capacidade, programação e sequenciamento da produção e controle da produção e materiais.
No PCP atualmente são usados alguns Sistemas:
. MRP /MRPII.
. JIT.
Planejamento da HEALTH UP
É enviada pelo setor de vendas, uma planilha contendo o planejamento de produção, com os nomes dos produtos a serem fabricados, envasados o acondicionados, com as respectivas datas programadas, podendo ser para o mesmo dia ou com até com uma semana de antecedência. Qualquer alteração no planejamento de produção gera nova planilha. O planejamento de produção não pode conter rasuras ou emendas.
A planilha do planejamento de produção deve ser afixada em local visível e de fácil acesso aos responsáveis pela produção. A planilha do planejamento de produção, depois da conclusão dos processos, deve ser arquivada em forma de papel e/ou em meio eletrônico.
Ordem de Fabricação.
Todas as etapas dos processos de fabricação, envase e acondicionamento, devem constar nas ordens de fabricação e, anexados a elas, os demais documentos complementares como: etiquetas de pesagens, rótulos, carimbos, controle de processos, etiqueta de limpeza/desinfecção de equipamentos chek list de liberação de linha, requisições/devoluções de materiais ou outros necessários à rastreabilidade do produto. Todas as etapas dos processos, assim como, todos os seus controles e análises devem ser registrados nas
Ordens de Fabricação ou anexados a elas.
Tamanho dos lotes de produção.
O tamanho dos lotes não deve passar da quantidade máxima estabelecida por grupo de produtos previsto em planilha de média de vendas.
...