Pesquisa em Comunicação - Autodesenvolvimento
Por: Gabriela Bueno • 21/9/2015 • Ensaio • 843 Palavras (4 Páginas) • 209 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Pesquisa em Comunicação
Aula-tema 03: Pesquisa bibliográfica, entrevistas e estudo de caso
NOME | GABRIELA HESSEL BUENO DE MORAES |
RA | 9902005040 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Pesquisa em Comunicação
Aula-tema 03: Pesquisas bibliográficas, entrevistas e estudo de caso
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Pesquisa em Comunicação e apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Cristiane Peixoto Nabarretti
Anhanguera Educacional
2015
O USO DA REDE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE MARKETING DIGITAL:
- As empresas no contexto da Rede Social
- O consumidor no uso das Redes Sociais
Palavras-chave: Facebook, marketing digital, mercado, consumidor, comportamento.
A rede social, é uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de marketing e relacionamento das empresas.
Conforme o espaço midiático foi sendo cada vez mais requisitado e utilizado para tais finalidades, fez-se necessário acrescentar esta ferramenta como potencial fonte de crescimento e vendas, já que próprio mercado começou a reagir e demonstrar que há impacto significante na forma como o marketing digital é encarado pelo consumidor e os resultados gerados através deste processo cíclico (empresa – cliente – empresa).
Porcentagem significativa das empresas tem mostrado que suas vendas melhoraram com o uso da rede social para seus negócios, e segundo informações levantadas através desta pesquisa, 66% das áreas de marketing das empresas buscam soluções estratégicas dentro das redes sociais.
Do outro lado temos cerca de 770 milhões de pessoas buscando informações, relacionamentos e dados dentro das redes sociais, e estas estão interligadas por interesses de busca monitorados pelas empresas. Investir em tal ferramenta pode significar estar mais próximo dos potenciais clientes e, consequentemente, conhecer seu comportamento e necessidades, melhorando assim suas estratégias de marketing e publicidade para alavancar vendas e resultados (LIRA E GOMES, 2011).
Para Jaffe (2008, p.39-54) citado na pesquisa de Ehrenberg e Galindo:
Os consumidores de hoje são inteligentes por possuírem acesso às informações e se utilizarem delas para conhecer profundamente aquilo que desejam consumir. O monitoramento dessa relação do consumidor potencial com suas buscas na internet, tem sido decisório na elaboração das estratégias de alcance publicitário e relacional entre empresas e clientes, já que ao conhecer o comportamento de consumo através da internet (como o Facebook e o Twitter por exemplo), os produtos e serviços podem ser ofertados cada vez mais de maneira pessoal e exclusiva.
As empresas que detém maior conhecimento das ferramentas de marketing digital são as que apresentam maior resultado em vendas e no conhecimento de suas marcas, produtos e/ou serviços.
Já que para a maioria dos jovens o acesso à informação pela internet é visto como um modo de vida, sobretudo através das redes sociais, as empresas têm investido em se adaptar a esta realidade cultural para aumentar sua popularidade, ofertar produtos que caibam nas necessidades apresentadas através de posts e artigos de blog, bem como na redução de reclamações que é uma constante depois que intermediadores de opinião, como o Reclame Aqui, entraram em cena. Hoje o poder de decisão e opinião do consumidor através da internet expõe empresas em suas fragilidades mercadológicas, mas também é um forte aliado para que as mesmas se reinventem e se fortaleçam se souberem aproveitar a riqueza que possuem em suas mãos.
...