Policia comunitaria
Por: nilson2 • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.035 Palavras (9 Páginas) • 260 Visualizações
1 - IDENTIFICAÇÃO
Título: “Caminhando e Cantando”
Nome da entidade: Polícia Militar de Minas Gerais
Coordenadores do Projeto: Agenaldo Silveira, Emanuel Ramos, Wesley
2 - JUSTIFICATIVA
A entrada de jovens para o mundo do crime tem sido motivo de preocupação e debate não somente no seio das próprias famílias, como também por toda a sociedade, os noticiários da televisão nos mostram todos os dias reportagens que têm como autores crianças e adolescentes.
Não somente o crime nos assusta, mas também a exploração sexual, o envolvimento com drogas, gravidez precoce e exposição a doenças sexualmente transmissíveis.
Sabemos que todos estes fatos não estão distantes de nossa realidade, e têm se tornado cada vez mais recorrentes. Diante disto, nos reportamos que como parte constituintes da sociedade, somos responsáveis por tentar mudar este quadro. Podemos e devemos lutar contra esta realidade, que soma pontos negativamente para a nossa sociedade.
3 - OBJETIVOS
GERAL: Desenvolver nas crianças e pré-adolescentes o conhecimento da realidade, tornando-os capazes de identificar os riscos a que estão expostos e se recusarem a eles. Despertar consciência de maneira coletiva e individual para que eles conheçam as causas e conseqüências destes riscos.
ESPECÍFICOS: • Construir uma consciência individual e coletiva dos riscos a que estão expostos;
• Despertar noções de direitos e deveres de indivíduo na sociedade;
• Criar conhecimento sobre drogas, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez e outros perigos;
• Capacitá-los para reconhecer os riscos e saber a quem recorrer para serem ajudados.
4 - PÚBLICO-ALVO
O local escolhido para a aplicação do projeto foi o bairro Santa Helena, localizado na periferia da Cidade de Governador Valadares, por se tratar de um ambiente com alto índice de criminalidade. É comum adolescentes grávidas precocemente, o envolvimento com drogas e a exposição à doenças sexualmente transmissíveis.
O Projeto acolherá crianças e pré-adolescentes residentes nas áreas de risco, que se encontre em situação de vulnerabilidade, seja por condição econômica, social ou moral.
Serão ofertadas no projeto 50 (cinqüenta) vagas destinadas a crianças e pré-adolescentes, que serão cadastrados previamente. O projeto terá duração de 6 meses, tendo início em 01 de setembro de 2014 a 16 de março de 2015.
O cadastramento será feito anteriormente pela Associação de Moradores e alguns critérios devem ser atendidos:
• idade entre 10(dez) e 16(dezesseis) anos;
• se encontrar em situação de vulnerabilidade, econômica, social ou mora;
• ter renda familiar igual ou inferior a 1 e ½ salário mínimo;
• ter sido cadastrado pela Associação de Moradores.
5 - METODOLOGIA
O projeto acontecerá no bairro Santa Helena, na cidade de Governador Valadares e terá como participantes a Polícia Militar de Minas Gerias, a Associação de Moradores, os comerciantes locais, os voluntários (assistente sociais, professores e psicólogo), em amparo às crianças e pré-adolescentes em situação de risco.
ATIVIDADES:
SEMANAL: as atividades serão realizadas uma vez por semana, sendo divididas no turno matutino e vespertino, alcançando todo o público-alvo, os jovens que estuda pela manhã e as crianças que estudam à tarde.
Os encontros terão duração de 2(duas) horas, com início de 8h às 10h da manhã e de 15h às 17h da tarde.
1ª etapa: os participantes serão recebidos com um lanche que é antecedido de uma breve oração ou reflexão e logo em seguida darão início às atividades do dia;
2ª etapa: será utilizado um trecho de música ou a música inteira, a critério do voluntário orientador do dia, esta será passada para a audição de todos;
3ª etapa: abrir debate com os participantes sobre o tema que fora repassado;
4ª etapa: fazer um paralelo com do trecho utilizado com o tema escolhido para o dia. Far-se-á a palestra e abrirá para questionamentos e discussão com os participantes.
Observação: Os assuntos serão escolhidos antecipadamente e terão basicamente os seguintes temas:
• Drogas;
• Criminalidade;
• ECA (Estatuto da Criança e Adolescente);
•DST’s (doenças sexualmente transmissíveis) e AIDS;
•Gravidez/métodos contraceptivos;
• Direitos e Deveres;
•Cidadania;
• Ética.
As músicas utilizadas deverão ser escolhidas com antecedência e estar relacionada diretamente ao tema a ser explanado.
BIMESTRAL: a cada dois meses se fará uma verificação para saber se o objetivo está sendo alcançado, possibilitando possíveis ajustes ou retomada de ações, contando sempre com os envolvidos no projeto. Será realizada a avaliação de cada assistido, seu desempenho escolar, familiar e na comunidade. Se constatado alguma irregularidade, tentar uma intervenção de modo mais efetivo.
As visitas serão realizadas pelos próprios voluntários que apadrinharão 5(cinco) assistidos cada um, e terão a responsabilidade de acompanhá-las mais de perto.
Ao término das avaliações uma reunião será feita com os pais e/ou responsáveis para instruções, esclarecimentos e possíveis dúvidas sobre o desenvolvimento do projeto.
6 - IMPACTO
Pretende-se com a aplicação deste projeto a conquista de um futuro mais assertivo, tendo como intuito fornecer condições e informações básicas para evitar que estas crianças e jovens se exponham a riscos e situações que venham a prejudicar suas vidas. Nosso desejo é dar oportunidade aos assistidos um crescimento intelectual, moral e físico, dando-lhes uma vida mais digna e cidadã. Desta forma, estes participantes poderão futuramente ser autores de suas próprias vidas e desempenhar papéis na sociedade onde convivem e participem de maneira conjunta e harmoniosa, pois assim obteremos os resultados esperados.
...