REDAÇÃO PLÁGIO ACADÊMICO E ÉTICA NA PESQUISA
Por: marasmim • 25/11/2020 • Dissertação • 273 Palavras (2 Páginas) • 1.924 Visualizações
TEXTO DISSERTATIVO
PLÁGIO ACADÊMICO E ÉTICA NA PESQUISA
Quando o plágio é utilizado em uma pesquisa cientifica indica que o pesquisador demonstra incapacidade de trabalhar suas próprias ideias. Desta forma pode-se dizer que o plágio acadêmico é uma violação grave que faz parte do cotidiano de alguns estudantes.
Escrever sobre determinado tema se utilizando das ideias alheias sem referenciar o verdadeiro autor, é entendido como infração grave. Um pesquisador que age desta forma operará contra os preceitos éticos e morais impostos socialmente demonstrando sua falta de competência intelectual.
Atualmente o uso do plágio ocorre com certa frequência, devido a expansão das tecnologias de informação, que permitem a quase todos os segmentos sociais terem acessos às informações diversas. Por atingir a produção científica nas distintas áreas do conhecimento, possibilita maior facilidade de divulgação dos novos saberes, levando diversos acadêmicos se utilizarem de temas divulgados e reescreverem a pesquisa sem a devida referência, cometendo as fraudes no meio acadêmico.
Ao escrever uma pesquisa cientifica, o aluno deve manter a ética, e evitar discutir aspectos de assuntos que já foram estudados e publicados, sem referenciar os verdadeiros autores. Uma pessoa que reproduz a obra alheia sem autorização e sem citar a fonte, acaba se manifestando como uma pessoa desonesta intelectualmente, submetendo-se a uma prática ilegal, sabendo-se que o plágio pode ser identificado em determinada pesquisa sendo esta situação passiva de ser criminalizada. Ao redigir um artigo ou qualquer outro trabalho de nível acadêmico, o aluno deverá ter consciência que a partir da pesquisa bibliográfica, o mesmo estará adquirindo novos conhecimentos que o permitira no futuro se transformar em um cidadão analítico e crítico.
...