REDES SOCIAIS
Por: isabarr • 18/4/2015 • Dissertação • 2.485 Palavras (10 Páginas) • 250 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
REDES SOCIAIS
SOROCABA
2015
ALINE DEISE -
GABRIELE SABINO -
ISABELA -
KEITY REGINA PIMENTA – C50JDA-7
SUELLEN NASCIMENTO -
TAIS CRISTINE –
REDES SOCIAIS
SOROCABA
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
2. O QUE SÃO REDES SOCIAIS?
3. TIPOS DE REDES SOCIAIS
3. 1 Facebook
3.2 Instagram
3.3 Linkedin
3.4 Skype
3.5 Twitter
CONSIDERAÇÕES FINAIS
INTRODUÇÃO
O fenômeno das Redes Sociais é um movimento tão concreto e importante, que para entender como isso pode influenciar bilhões de pessoas, é necessário se aprofundar e entender como foi o seu surgimento, a sua definição, o seu desenvolvimento e como será o seu futuro.
É de extrema importância também conhecer e entender os tipos dessas redes e como elas funcionam e se comportam no mundo atual, onde todos têm a necessidade de se comunicar e interagir tanto no meio pessoal como no meio profissional.
O QUE SÃO REDES SOCIAIS?
Em 1969, com o intuito de se melhorar a comunicação e sociabilizar dados, desenvolveu-se a tecnologia “Dial-Up” e o lançamento do CompuServe – que foi um serviço muito usado nos EUA para conexão à internet. De 1970 a 1980, o envio do primeiro e-mail foi feito, e a criação do Bulletin Board System (BBS), em 1976, trouxe o uso de linhas telefônicas e um modem para transmitir dados. Nos anos 1980, o serviço Prodigy surgiu para derrubar o CompuServe, feito esse conseguido apenas uma decada depois. Mas talvez o passo mais significativo foi quando a AOL (American Online), em 1985, permitiu que pessoas criassem perfis virtuais, para que pudessem conversar entre si, criar comunidades, e trocar informações e interesses em comum. Essa empresa trouxe o conceito pioneiro para criação da maioria dos “messengers” que usamos hoje em dia.
A partir dos anos 1990 em diante, o “boom” das Redes Socais começou a surgir (apesar de que o conceito de “Rede Social” aplicado para troca de informações online surgiria somente muito depois, com a criação do “Friendster”), trazendo mais conectividade, ideias e serviços, inclusive empresariais.
Mas 2004 é considerado o ano em que as Redes Sociais caíram no gosto popular e se transformaram em máquinas de dinheiro. Com o surgimento do Orkut, e a maior rede social do mundo, o Facebook, empresas começaram a investir pesado em propagandas voltadas principalmente para os jovens, que é o público mais assíduo, e talvez mais influenciável, que usam as redes sociais.
Sendo assim, uma Rede Social nada mais é do que ambientes que conectam várias pessoas, ampliando seu círculo de contatos, e favorecendo novas amizades. E não é difícil entender o que há de tão interessante nelas. O ponto em comum é a comunicação. A facilidade de troca de informações, de fotos, de pensamentos, entre outros.
As Redes Sociais operam em diversos níveis: redes de relacionamento (Twitter, Facebook, Instagram, Google+, etc); redes profissionais (Linkedin); redes comunitárias (em bairros ou cidades); rede políticas, entre outras, que permitem analisar como os indivíduos alcançam algum tipo de status, seus objetivos ou medir o capital social – o valor que as pessoas obtêm das redes sociais.
O futuro das Redes Sociais, segundo especialistas, é de que ela irá ser usada para conectar não somente pessoas, mas objetos, aparelhos e sistemas dentro de casa, onde todos estarão conectados à internet. O Transumanismo também poderá ser uma realidade, já que diversos chips que monitoram a saúde de nosso corpo estão surgindo. Daqui a 100 anos, pessoas estarão conectadas, literalmente, à internet, e consequentemente às Redes Sociais do futuro. Muito se especula, mas pouco se sabe. O que realmente se tem certeza é de que a necessidade do ser humano de se comunicar irá prolongar a vida das Redes Sociais por muito tempo.
TIPOS DE REDES SOCIAIS
Existem vários tipos de redes sociais, porém as mais conhecidas e também as mais utilizadas no mundo atual são:
3.1 FACEBOOK
INSTAGRAM
Mike Krieger um brasileiro e seu amigo americano Kevin Systorm criaram um aplicativo chamado Burbn, um aplicativo bem complicado de se utilizar que tinha finalidades como fazer fotos, check-ins e planos para o fim de semana. Por ser difícil de usá-lo, eles decidiram simplificá-lo, dando origem assim, ao Instagram.
Hoje, já com 4 anos de criação, o Instagram soma mais de 200 milhões de usuários pelo mundo e 60 bilhões de imagens publicadas todos os dias.
O aplicativo foi liberado para download em 6 de Outubro de 2010 e em menos de 24 horas estava em primeiro lugar na App Store. Dois meses depois, em Dezembro, já obtinha 1 milhão de usuários.
O escritório que no início era uma sala bem pequena, começou a crescer, assim como a equipe que colaborava com o aplicativo. Em Março de 2012, o aplicativo, até então só disponível para IOS, passou a ser disponível para Android, ganhando milhares de novos usuários.
Uma semana depois de ser disponibilizado para Android, o Instagram juntou-se ao Facebook, e uma equipe de apenas 16 pessoas, mudou-se 5 meses depois, para a sede do Facebook. Nesse momento, eles já possuíam 50 milhões de usuários.
Sempre inovando, algumas mudanças foram feitas e o Instagram foi ganhando algumas novas funções como : Photo of You ( que permite marcar amigos nas fotos publicadas); o recurso de fazer Vídeos; e as Directs, que permitem publicar imagens privadas.
Em 2014, foi lançado o Hyperlapse, que funciona como um aplicativo separado do Instagram. “Queremos manter o aplicativo principal muito simples e limpo”, disse Gabe Madway, colaborador do aplicativo.
LINKEDIN
Fundado por Reid Hoffman em 2002, porém lançado em 2003, o Linkedin é considerado uma das maiores redes sociais voltada para o relacionamento Mundial e que apresenta como objetivo principal relacionar questões profissionais de maneira formal e bem organizada.
...