Resenha - O meio é a mensagem - McLuhan
Por: Wilker Guedes • 15/11/2015 • Resenha • 391 Palavras (2 Páginas) • 1.269 Visualizações
Universidade de Brasília
FAC - Faculdade de Comunicação
DAP – Departamento de Audiovisual e Publicidade
Wilker César Pereira Guedes
140033513
RESENHA – O meio é a mensagem – Mcluhan
No primeiro capítulo da obra “Os meios de comunicação como extensões do homem”, Herbert Marshall Mcluhan tem como principal foco valorizar o meio em detrimento da mensagem, e considerá-lo não só como um canal para transmitir mensagens, mas como parte fundamental do processo de comunicação.
O autor diz que os meios de comunicação são extensões do Homem, ou seja, eles fornecem possibilidades de entender suas características, sua política, economia e as suas relações culturais, além de darem origem a novos tipos de cultura. Ele acrescenta que as consequências geradas pelos meios de comunicação são o resultado do novo padrão criado em nossas vidas por uma nova tecnologia.
Assim, o autor exemplifica seu argumento analisando a luz elétrica. Ele diz que a luz elétrica é informação, mesmo sendo um meio sem mensagem. Também diz que não importa a finalidade para qual a luz é usada, pois qualquer atividade desempenhada com seu auxílio, de certa forma, é o seu “conteúdo” - uma vez que não poderia existir sem ela.
O autor acrescenta que a “mensagem” de um meio é a mudança que ela traz à sociedade e que é “o meio que configura e controla a proporção e a forma das ações e associações humanas” (Pág. 23). Desta forma, os meios, independente do que neles estavam contidos (a escrita, o cinema, a televisão), desencadearam mudanças na sociedade, refletindo nas ações e associações humanas.
A tecnologia presente nos meios transformou a sociedade no que se diz respeito à cultura, ao indivíduo, às leis, ao trabalho. As mudanças desencadeadas nas civilizações com o advento da escrita, por exemplo, mudaram a forma de organização de uma sociedade. Em uma simples análise, pode-se perceber que a cultura visual, em detrimento da auditiva, foi estabelecida como principal.
O “meio é a mensagem” pois seu conteúdo mesmo
Discutir se o meio é mensagem ou não diz respeito à relação que os receptores possuem com o meio. A mente tende a se voltar para a mensagem em detrimento do meio em si. Ao fazer uso de um meio de comunicação, a mente o incorpora, mas não é capaz de reconhecê-lo, pois foca apenas na mensagem que é trazida por esse meio.
...