Resenha do Filme Nell 1994 - Michael Apted
Por: Vanessa Silva • 8/5/2018 • Resenha • 470 Palavras (2 Páginas) • 588 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – 5º SEMETRE
SEMIOTICA – NELSON SOARES
VANESSA NEVES DA SILVA
ATIVIDADE I
Filme Nell (1994) - Michael Apted
Santa Maria da Vitória-BA
Jan-2017
Filme Nell (1994) - Michael Apted
Nell representa um todo da sociedade que é privado de quais quer tipo de educação civilizada, a jovem possuía uma vida simples e sua cultura foi cultivada apenas com as experiências vividas ao lado de sua mãe e irmã, sua mãe era uma mulher eremita que sofreu derrame devido algum trauma ocorrido na civilização onde morava, e após o ocorrido passou a esconder das pessoas e habitar na floresta.
O filme não é claro quanto a comunicação entre mãe e filha, e geralmente uma pessoa que sofre de derrame em determinado grau pode afetar a fala e a linguagem, e o fato da jovem possuir uma fala e dicção desconhecida é de fato esclarecedor, Nell possuía um dialeto semelhante a fala da mãe, ou seja, ela compreendia as expressões da linguagem vivenciada apenas do seu meio. Existia sim um dialeto entre as duas. Nell se expressava trazendo a forma dos objetos ao seu pensamento e assim realizava movimentos com sinais desconhecido, porém um dialeto significativo para ela, no filme é visível o uso das funções cognitivas da linguagem, atenção, percepção e memória.
A cena em que ela é tida como um cão em busca de seu petisco nos faz pensar o porquê do medo de sair durante o dia, e nas cenas seguintes é bem claro o seu medo, de forma alguma podemos compara-la como um ser irracional. O que isso nos revela é, mesmo estando em uma civilização e sociedade diferentes todos temos medos, ainda que diferentes, más temos. Sendo assim, podemos fazer uma reflexão do homem como um ser social, e quando em convívio com outras culturas passam a ter uma visão mais racional de seu meio.
Após a morte de sua mãe, Nell foi descoberta e surge os diálogos e confrontos no filme, o Dr. que a encontra decide pedir ajuda a uma psicóloga, e juntos começam a estudar o caso da jovem selvagem. Ao observa-la os dois começam a ter várias experiências e uma nova percepção de vida, eles começam a olhar mais para si mesmo de forma diferente, despertando neles um novo ser. A aproximação com a jovem selvagem deixou claro para os dois que a jovem possuía um discernimento, e desde então o que era preocupação no caso, passa a ser felicidade para os desconhecidos, a jovem Nell consegue provar que consegue sobreviver sozinha e com seu jeito simples e diferente comove toda uma sociedade e por fim o filme termina com ela sendo rodeada por bons amigos.
...