Resenha sobre programa canal livre
Por: Geovana Larissa • 9/5/2018 • Resenha • 324 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
Matéria: Fundamentos e teorias do jornalismo
Professor: Ruy Matos
Turma: Jornalismo, 1º período, noturno.
Aluna: Geovana Larissa de A. Lima
Canal Livre
O Canal livre trata-se de um programa no formato de Talk-show jornalístico, estreado em 1980, e dirigido por Fernando Barbosa Lima. Prometia ser um programa simples, abordando um tema em profundidade e com um caráter emocional. Entretanto, o programa foi um grande avanço para a liberdade do jornalismo, conhecido e prestigiado até internacionalmente.
Considero que se tornou um dos programas mais representativos da televisão brasileira. Um símbolo de coragem e independência. Lutou claramente pela liberdade democrática, uma vez que era exibido em um horário em que apenas a maioria da elite poderia assistir. O diretor afirmava que a classe alta deveria se acostumar com a liberdade de imprensa, por isso não tinha nenhuma exceção em relação a temas debatidos.
No começo, Barbosa Lima fez questão de explicar a diferença entre Canal Livre, e seu antigo programa Abertura, que saiu do ar, e que virou assunto na época por que muitos afirmaram que os motivos foram por problemas de censura. Na verdade, ele explicou que Abertura abriu o caminho, para outros programa seguirem e que acabou na hora certa.
Voltando ao Canal Livre, o formato era mais novo, os jornalistas e os entrevistados ficavam numa mesa redonda, e contavam ainda com uma plateia de aproximadamente dez pessoas que também tinham permissão para fazer perguntas. Dessa forma, acredito que o programa tornava-se muito mais natural que os demais.
As perguntas eram criadas pelo próprio diretor e eram direcionadas a personalidades importantes do governo. Daí repito mais uma vez, que foi de uma coragem enorme. O diretor tinha ainda, a cautela na hora da escolha dos entrevistados, uma vez que se levasse dois rivais diretos o programa poderia acabar em uma discussão séria, o que não seria bom para a imagem.
Mesmo após algumas mudanças, o programa vai ao ar até hoje, na Rede Bandeirantes, porém saiu das mãos de Barbosa Lima em 1967.
...