Trabalho de Estratégia Empresarial “Ryanair: Líder pelos custos baixos”
Por: rita6couto • 10/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.747 Palavras (11 Páginas) • 1.031 Visualizações
[pic 1]
Trabalho de estratégia empresarial
“Ryanair: Líder pelos custos baixos”
[pic 2]
Trabalho realizado por:
Ana Rita Couto
Catarina Carvalho
João Monteiro
Jorge Costa
Índice:
Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Pág. 3
Fatores estratégicos. . . . . . . . . . . . .Pág.4
Analise swot. . . . . . . . . . . . . . . . . . . Pág.5
Estratégia definida pela ryanair. . . Pág. 6
Barreiras e benefícios para os voos internacionais. . . . . . . . . . . . . . . . . .Pág.7
Novo nome?. . . . . . . . . . . . . . . . . . .Pág.8
Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Pág.9
Introdução:
Depois de uma leitura do caso de estudo fornecido pelo professor Dr. Victor Tavares cujo tema é sobre uma empresa de voos low-cost que implementou uma estratégia em que conseguiu ser a líder pelos preços baixos. Elaboramos o nosso trabalho onde explicamos a estratégia realizada pela mesma, desenvolvemos uma breve análise SWOT e consoante o trabalho que nos foi proposto ajustamos a estratégia.
Fatores estratégicos
Os fatores em que a ryanair suportou a sua estratégia pelos custos, segundo o enunciado foram:
- As tarifas baixas, ou seja, as tarifas variam consoante a procura, quanto menos procura existir mais caro é o custo das tarifas, e o contrário também acontece quando a procura é menor, mais baratas ficam as tarifas, mantendo assim o preço mais baixos em relação aos seus competidores.
- Serviço aos clientes, a empresa oferece menor qualidade, porem os serviços que oferece são feitos com grande eficiência,
- Serviço point-to-point e voos curtos, procura fazer escalas em aeroportos secundários e próximos de pontos de interesse, evitando escalas com outros aviões desviando-se das confusões, opta por fazer apenas voos curtos dai os preços baixos,
- Baixos custos operacionais, divide-se em três partes:
1. Custo de equipamento, a empresa área utiliza um único modelo, consegue assim reduzir os custos na formação de pessoal e na manutenção dos equipamentos, com esta estratégia na adesão de equipamentos consegue ter um forte poder negocial perante os seus fornecedores.
2. Produtividade dos trabalhadores a ryanair mantem custos baixos com os operários, tendo como efeito o aumento da produtividade da sua força de trabalho.
3. Custo de serviço aos clientes, fecha contractos prolongados com um preço fixo evitando assim a perda de regalias durante o mesmo.
- Tarifas de acesso aos aeroportos, como já foi referido em cima a ryanair usa os aeroportos secundários.
- Explorar potencialidades na internet, utiliza este meio para vender alguns serviços secundários fazendo assim um “marketing de guerrilha”, ou seja, faz publicidade aos seus produtos sem que os clientes se apercebam.
-Critérios para crescer, um dos grandes objetivos da ryanair é expandir-se a novos mercados focando-se, sobretudo na Europa.
Consoante os tópicos acima referidos elaboramos uma Missão (“somos uma empresa focada no mercado Europeu procurando oferecer viagens a preços low-cost”),Visão(“ Juntos pretendemos dominar o mercado Europeu”) e os Valores estratégicos(“Somos eficientes, estamos numa melhoria constante”).
Analise Swot
Forças | Fraquezas |
- Custos/preços baixo - Boa situação financeira - Eficiência na organização e elaboração do trabalho | - Qualidade inferior em relação aos concorrentes |
Oportunidades | Ameaças |
- Novos mercados/clientes - Exploração de serviços secundários | - Fácil imitação da estratégia - Aparecimento de novos concorrentes |
As forças que observamos no texto fornecido e em variadas pesquisas foram as seguintes:
- Custos e preços baixos o que faz os consumidores de massas optarem por esta companhia área;
- Boa situação financeira o que permite fortes investimentos no futuro;
- Eficiência na elaboração e organização do trabalho o que leva a que os clientes tenham os serviços cumpridos a “tempo e horas” conforme o prometido pela sua administração.
A única fraqueza que foi detetada foi:
- Qualidade inferior em relação aos seus concorrentes, ou seja, consumidores que procuram um conforto, um requinte a optarem por outras companhias áreas.
As oportunidades visionadas foram:
- Novos mercados e clientes através de um processo de internacionalização poderá alcançar novos mercados (nomeadamente o sul Americano e Africano), vindo por acréscimo a conquista de novos clientes;
- Exploração de serviços secundários poderá a empresa Ryanair explorar serviços, tais como o de catering e o de a oferta de brindes, a importância que pensamos ter para a empresa de área é o facto de criar um elo emocional com os seus clientes, sendo este elo um dos fatores de maior sucesso e sustentabilidade de uma vantagem competitiva.
...