Uma Teoria Sociológica da comunicação
Por: raylane.camilla • 2/6/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 438 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
STOCKINGER, Gottfried. Para uma Teoria Sociológica da comunicação. Disponível em < http://www.bocc.ubi.pt/pag/stockinger-gottfried-teoria-sociologica-comunicacao.pdf> Acesso em: 25 Março 2018.
Resumo
Os sistemas sociais de comunicação operam as mudanças sociais e moldam as transformações das atividades humanas, sejam elas pessoais e profissionais. Estas mudanças ocorrem em alta velocidade, tornando-se globalizadas, ou seja, estão presentes em todos os cantos do mundo, isto ocorre devido a ligação dos sistemas de comunicação, consequentemente o desenvolvimento tecnológico de ambientes de informação e comunicação, fazendo assim a sociedade da comunicação vir á torna.
Na tentativa de denominar cientificamente o advento dessa época, o termo “sociedade de informação” tem ganho certa aceitação. Este conceito denomina uma sociedade, na qual a informação aparece com um fator eficiente, ou do ponto de vista econômico, como um fator de produção, que se iguala a sua importância aos fatores “capital e trabalho”, ou até supera, dominando a formação social. Não retratando mais apenas em discernir, acumular e comercializar dados e informações, mas sobretudo de processá-los, pois a informação é obtida de dados “brutos” e depende de uma comunicação, caso contrario este dado fica morto, desatualizado, ou seja, a informação não emerge. Sem comunicação, a informação fica encoberta, indistinguível, apenas armazenada em memoria psíquica e em arquivos, sendo apenas uma informação potencial, e insignificante, ou seja, não se torna real. Vivemos em uma sociedade que não só oferece comunicação, mas sim a consome a mesma, ou seja, o lado que processa a informação ao mesmo tempo a recebe.
A transição da sociedade da informação para a sociedade da comunicação, em curso, encontra uma formação social, na qual os atores humanos estão largamente saturados e (sobre)carregados de dados e informação que carece de depuração. Desde a globalização da Internet, informação deixou de ser um bem raro e passou a ser um bem abundante. Quase gratuito. Isto ocorre devido aos ambientes de informação disponíveis para os sistemas sociais, a nível global, o que também permite um novo nível de (auto)observação cientifica da sociedade, onde nesta há observadores informados, que processam suas informações não de forma individual, mas em grupos, fazendo assim reduzir a complexidade da mesma, sejam em ambientes de comunicação real ou virtual. Quando a informação é processada, codificada e descodificada, ela é recriada, reinventada, num ambiente social de comunicação, apoiado por ambientes de mídia técnica e de aprendizado humano.
Assim, pode-se concluir que a sociedade se encontra em profundas transformações que acompanham o acelerado processo de comunicação, estas transformações trazem uma visão totalmente nova da sociedade, do progresso, do trabalho e da própria vida.
Resumo elaborado pela acadêmica Raylane Camilla de Oliveira do 1º Período Noturno do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Amazonas.
...