A COORDENAÇÃO DE DIREITO SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA
Por: henrique caetano da silva • 16/11/2021 • Relatório de pesquisa • 664 Palavras (3 Páginas) • 167 Visualizações
[pic 1]
COORDENAÇÃO DE DIREITO
SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA
Professora: Maria Anastácia Ribeiro Maia Carbonesi | Carga Horária total: 30 h Créditos: |
PLANO DE ENSINO
EMENTA
Abordagem da dimensão histórica da origem e formação da sociologia como ciência. Trabalhando seu desenvolvimento na sociedade capitalista por meio das correntes teóricas clássicas e contemporâneas que propiciam um estudo crítico e reflexivo das relações que se estabelecem entre as mais variadas realidades sociais e a função do direito como aparato normativo, estabelecendo uma conexão direta entre direito e sociedade.
OBJETIVOS
Geral:
Contribuir para o desenvolvimento da capacidade reflexiva do aluno diante das diversas manifestações das questões ambientais, éticas, culturais e sociais na realidade atual. Possibilitando uma análise da relação que se estabelece entre o Direito e a sociedade.
Cognitivo:
Compreender os elementos teóricos para uma análise sociológica da realidade social contemporânea.
Conhecer a relação direta existente entre a Sociologia e o Direito como objeto de estudo para o entendimento da complexidade dos fenômenos jurídicos nas diferentes configurações do sistema social.
Habilidades:
Construir uma percepção crítica sobre os processos sociais, históricos e culturais.
Desenvolve um pensamento reflexivo que possibilite construir uma perspectiva relativizada sobre as complexas e dinâmicas realidades sociais.
Atitudes:
Relacionar os conceitos sociológicos com os valores e comportamentos do mundo contemporâneo, valorizando a relação teoria e prática.
Respeitar a interdependência existente entre as normas jurídicas e o funcionamento da estrutura social, relacionando na pratica profissional os fenômenos sociais aos indivíduos que são sujeitos dessa realidade.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I:
Surgimento da Sociologia
Formação da Sociologia
Durkheim e o pensamento sociológico
Consciência coletiva e fato social
Solidariedade mecânica e orgânica
Divisão Social do trabalho/O indivíduo e as instituições sociais
Unidade II:
Marx e o pensamento sociológico
Teoria do valor do trabalho/Mais-Valia Relativa e Absoluta
Weber e o pensamento sociológico
Ação social/Sociologia compreensiva
Os tipos ideais puros
Racionalidade perfeita e Burocracia
Unidade III:
Individuo Cultura e Sociedade
Status e papéis
Controle social
A sociedade e o Direito
Normas e desvio social
Ordem e Controle social
Direito e mudança social
Funções sociais do Direito
Problemas contemporâneos para a Sociologia do Direito
ESTRATÉGIA DE ENSINO
A disciplina será desenvolvida em aulas expositivas, com alternância de debate teórico sobre os temas a serem expostos, trabalhos práticos individuais e em grupo, e com organização de seminários temáticos. Serão utilizados quadro branco, data-show, filmes, e outros recursos midiáticos.
AVALIAÇÃO
A avaliação é de caráter formativo, somativa, contínua e integrada ao processo ensino-aprendizagem para permitir e conscientizar sobre o próprio caminhar em relação à construção do conhecimento. Atende às normas internas da Instituição, utilizando vários instrumentos e procedimentos avaliativos tais como: provas, seminários e trabalhos práticos como atividade em grupo. Além disso, será observada a organização do texto, a capacidade de síntese, a clareza da linguagem e a cooperação no trabalho de grupo.
...