A Dança do Universo Os Gregos
Por: Debora Andrade • 13/3/2017 • Seminário • 543 Palavras (3 Páginas) • 1.050 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
A dança do Universo
Os gregos
[pic 5]
Introdução
O trabalho a seguir é a conclusão escrita e individual do seminário ministrado em sala de aula, tendo como bibliografia o livro ‘’A dança do Universo’’ de Marcelo Gleiser.
Desenvolvimento
Parte I: Destaque aos filósofos mais representativos
Thales (Iônico)
Um dos representantes da Escola Iônica em Mileto, Thales procurava, assim como seus parceiros iônicos Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito, buscar uma composição do cosmo. Para Tales, a substância que compõe o Universo é a água, pois ela inspira aspectos mutáveis e únicos, sendo dinâmica e inerente aos processos naturais, o que possibilita ao Universo um aspecto de organismo vivo.
Heráclito(Iônico)
Iônico, Heráclito adota como substancia básica o fogo, devido à sua projeção para a transformação e movimentação das coisas.O foco principal de sua teoria está na tensão entre os opostos que é a força motriz do dinamismo do Universo que é eterno e está em constante fluxo. Para ele, atinge-se o equilíbrio por meio do logos que é a complementaridade entre os opostos.
Parmênides (Eleático)
Em Eleia, Parmênides contesta as idéias de Heráclito sobre as perpétuas mutações, sendo elas ilusórias e incorretas. Tais formulações iônicas ditas pelos eleáticos como ‘’especulativas’, foram elucidadas pela racionalidade e pelo naturalismo de Parmênides que sempre buscava na lógica a plenitude do ser, excluindo qualquer ilusão dos sentidos e formas de mutação do mesmo. Daí a idéia de Eon, que não é criado nem por outro ser, nem a partir do nada, sendo simplesmente Eon.
Pitágoras
Os pitagóricos, pensadores inspirados em Pitágoras de Éfeso, conceberam uma síntese entre filosofia e religião e entre o racional e o místico. Influenciado pela escola Iônica, Pitágoras induz a substância fundamental da Natureza e da vida como sendo os números, na qual matemática está associada à estética e à beleza, usadas pela primeira vez em experiências sensoriais. Admitindo os números como formas perfeitas, os pitagóricos atribuía à eles a essência do conhecimento e a mediação entre o divino e a razão.
Demócrito
Os fundadores da escola Atomista, Leucipo( quem formula as idéias principais do atomismo) e Demócrito ( quem elabora mais detalhadamente as idéias de Leucipo sobre o atomismo), tentam conciliar os conflitos filosóficos existentes. A inovação primordial dessa escola é a idéia de que a mutação pode ser estabelecida à Natureza, se supusermos que as entidades que propiciam essas mudanças são imutáveis. A idéia de átomo surge nesse momento para conciliar tais escolas, postulando a idéia do Ser (átomos) e do Não-ser (Vazio) em equivalência, sintetizando a idéia de permanência e mutação (ser e vir a ser, ou devir). Portanto, Os atomistas exercem de fato, uma importância imensurável para e ciência moderna, quando afirmam que a matéria é composta de agregados de átomos.
...