A ESPINOSA: UMA ÚNICA SUBSTANCIA, DEUS SIVE NATURA
Por: Jany-nyele • 20/6/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 290 Palavras (2 Páginas) • 1.473 Visualizações
RESUMO – APOSTILA
ESPINOSA: UMA ÚNICA SUBSTANCIA, DEUS SIVE NATURA.
Conforme o parágrafo 3 da principal obra de Espinosa, ÉTICA, o autor interpreta o conceito de substância como algo que não depende de nada, a não ser dele mesmo, para existir e que nem a coisa pensante nem a coisa extensa podiam ser considerados substâncias, sendo assim o único ser autossuficiente e que não depende de uma outra realidade para existir é Deus. Ele disserta a respeito do parágrafo 6, que Espinosa classifica as manifestações corpóreas e extensas como atributos divinos e que a natureza e deus são uma coisa só.
NECESSIDADE GEOMÉTRICA
O autor traz ainda, a proposição 29 desta mesma obra, e afirma que no sistema espinosano nada na natureza é por acaso, se ela possui condição divina, elas têm um caráter necessário e seguem uma ordem divina que configura a Ordem Geométrica.
A ordem geométrica garante que o universo é um grande sistema geométrico no qual os elementos estão interligados de modo que formam uma unidade perfeita. Sendo assim o conhecimento adequado será atingido quando a razão compreender a ordem imutável a qual as coisas estão subordinadas.
LIVRE-ARBITRIO E LIBERDADE
Ele também menciona a concepção de Espinosa quanto ao livre-arbítrio, para o filósofo a crença de que o ser humano é livre para escolher sem nenhum tipo de retaliação ou consequência, é fruto da ignorância. O ser humano assim como todas as outras coisas que existem estão subordinadas a ordem natural, portanto qualquer indivíduo está sujeito a forças externas. O livre arbítrio existe a partir do momento em que o ser humano busca agir de forma favorável à sua natureza, bem como potencializar seus conhecimentos e sua existência, preservando assim sua existência e sua evolução.
...